Ônibus com peregrinos muçulmanos capota no Irã e deixa 28 mortos
Religiosos paquistaneses estavam a caminho de celebração na província de Karbala
Um ônibus que transportava peregrinos paquistaneses capotou no centro do Irã, matando 28 passageiros e ferindo outras 23 pessoas, informou a mídia estatal nesta quarta-feira (21).
O acidente ocorreu na noite de terça-feira (20) na província central iraniana de Yazd e foi causado por um defeito técnico no sistema de freios do ônibus, segundo investigações preliminares feitas pela polícia de trânsito iraniana.
“Infelizmente, 11 mulheres e 17 homens perderam a vida neste acidente. Sete dos feridos estão em estado crítico e seis já deixaram o hospital”, disse o diretor-geral de gestão de crises da província de Yazd à TV estatal.
Os serviços consulares do Paquistão no Irã foram convidados à província de Yazd para acompanhar o acidente.
“Expressamos nossa sincera simpatia ao governo vizinho e irmão do Paquistão e às famílias enlutadas. As autoridades relevantes no Irã estão buscando ativamente serviços de ajuda e tratamento”, postou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kanaani, no X.
Milhões de muçulmanos xiitas participam atualmente na peregrinação de Arbaeen na província iraquiana de Karbala.
O evento marca o 40º luto após o martírio do Imam Hussein bin Ali, uma figura central no Islã xiita e neto do profeta Maomé.