Onda de calor extremo deixa ao menos 45 mortos na Índia
Outras 54 pessoas morreram no Estado de Uttar Pradesh e autoridades investigam ligação com a crise climática
Pelo menos 54 pessoas morreram em um distrito no Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, nos últimos dias, informou o jornal Times of India nesta segunda-feira (19), enquanto as autoridades investigavam se a perda de vidas se devia à onda de calor na região.
Outras 45 pessoas morreram no Estado vizinho de Bihar, informaram jornais locais.
O Departamento Meteorológico Indiano (IMD) emitiu um alerta vermelho na semana passada para calor extremo em algumas regiões do país, incluindo Uttar Pradesh e Bihar.
O governo disse que está investigando a causa das mortes que ocorreram durante três dias na semana passada no distrito de Ballia, em Uttar Pradesh, cerca de 970 km a sudeste de Nova Délhi.
“Mortes ocorreram no distrito, mas é muito difícil dizer se isso aconteceu devido à onda de calor“, disse Ravindra Kumar, a principal autoridade administrativa do distrito, à Reuters, sem confirmar o número de mortes.
“Algumas das mortes estão relacionadas à velhice, enquanto outras têm motivos diferentes. Não há evidência concreta de onda de calor por trás dessas mortes.”
As temperaturas subiram para perto de 45ºC nos últimos dias em Ballia, distrito de Uttar Pradesh, com uma grave crise de energia agravando a situação.
Em Bihar, 45 pessoas perderam a vida devido a doenças relacionadas ao calor, informou o jornal Hindustan Times. Autoridades em Patna, capital de Bihar, não atenderam aos telefonemas.
Embora a onda de calor devesse continuar em algumas regiões nesta segunda-feira, partes do Estado de Assam, no nordeste da Índia, sofreram com inundações provocadas por fortes chuvas.
Com informações de Rajendra Jadhav em Mumbai