Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oficial dos EUA relata “aumento da atividade naval” de navios russos no Mar Negro

    Funcionário da Defesa norte-americana alegou que poderiam estar acontecendo bombardeios navais em lugares próximos à Odessa

    Ellie Kaufmanda CNN

    Os Estados Unidos observaram um “aumento da atividade naval” no norte do Mar Negro de forças russas, segundo disse um alto funcionário da Defesa nesta quarta-feira (16).

    “Também observamos por conta própria o bombardeio de algumas cidades, algumas cidades fora de Odessa, perto de Odessa”, relatou o oficial.

    O bombardeio não está em Odessa, mas perto de Odessa, continuou. Os EUA acreditam que os ataques estejam vindo de navios de guerra russos no Mar Negro, acrescentou o funcionário.

    “Acreditamos que estes são novamente de navios de guerra russos no Mar Negro”, acrescentou o funcionário. “Parece haver bombardeios navais em lugares perto de Odessa.”

    Em 25 de fevereiro, a Turquia declarou que não poderia impedir que navios de guerra russos acessem o Mar Negro através de seus estreitos, como a Ucrânia havia solicitado, devido a uma cláusula em um pacto internacional que permite que navios retornem à sua base, de acordo com o ministro das Relações Exteriores.

    A Ucrânia apelou à Turquia para impedir que navios de guerra russos passem pelos estreitos de Dardanelos e Bósforo, que levam ao Mar Negro, depois do início dos ataques da Rússia em 24 de fevereiro.

    Sob a Convenção de Montreux de 1936, a Turquia tem controle sobre os estreitos e pode limitar a passagem de navios de guerra durante a guerra ou sob ameaça, mas o pedido colocou o membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em uma posição difícil, enquanto o país tenta administrar seus compromissos ocidentais e estreitar os laços com a Rússia.

    Tópicos