O que se sabe sobre o novo general indicado por Putin para guerra na Ucrânia
Alexander Dvornikov foi o primeiro comandante de operações militares russas na Sìria, em 2015


O presidente russo, Vladimir Putin, tem um novo general no comando de sua guerra na Ucrânia.
O general do Exército Alexander Dvornikov, do Distrito Militar do Sul da Rússia, foi nomeado comandante de operações da campanha militar russa na Ucrânia, segundo dois oficiais, um americano e um europeu.
Dvornikov, 60, foi o primeiro comandante das operações militares da Rússia na Síria, depois que Putin enviou tropas para o país em setembro de 2015 para apoiar o governo do presidente sírio Bashar al-Assad.
Sob a liderança de Dvornikov na Síria, de setembro de 2015 a junho de 2016, aviões russos apoiaram o regime de Assad e seus aliados enquanto sitiavam o leste de Aleppo controlado pelos rebeldes, bombardeando bairros densamente povoados e causando significativas baixas civis.
A cidade caiu para as forças do governo sírio em dezembro de 2016.
Entre 2000 e 2003, Dvornikov participou da longa campanha de pacificação da Rússia no norte do Cáucaso, incluindo a Segunda Guerra da Chechênia, que deixou a capital da região, Grozny, em ruínas.
As forças russas usaram uma abordagem semelhante em partes da Ucrânia, atacando edifícios residenciais nas principais cidades e destruindo grande parte da cidade portuária ucraniana de Mariupol.
O Kremlin concedeu a Dvornikov o título de “Herói da Federação Russa” em março de 2016 por seus serviços.
A nomeação de um novo comandante geral para liderar a guerra da Rússia na Ucrânia parece ser um esforço para remediar outro problema que tem dificultado as forças russas: a falta de coordenação.