O que é a indulgência plenária que será concedida hoje pelo papa Francisco
Pontífice realizará uma oração transmitida ao vivo nos canais oficiais do Vaticano para pedir o fim da pandemia de coronavírus
O papa Francisco convidou os católicos de todo o mundo a “se unirem espiritualmente a ele” nesta sexta-feira (27), durante uma oração para pedir o fim da pandemia do novo coronavírus e a cura para os doentes. Segundo o Vatican News, site oficial de notícias do Vaticano, o pontífice concederá a “Urbi et Orbi” (bênção da Páscoa) por meio de uma cerimônia de uma hora de duração, realizada no patamar da Basílica de São Pedro, com a praça em frente a ela fechada.
O evento começará às 14h (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo no site do Vatican News, em sua página oficial no Facebook e no YouTube.
Leia também:
Vídeo mostra os danos do coronavírus nos pulmões
Coronavírus: Isolamento vertical funciona?
Durante a oração, o papa Francisco deve conceder a chamada indulgência plenária, e serão colocados na Basílica de São Pedro a imagem de “Salus Populi Romani” (Protetora do Povo Romano) e o Crucifixo milagroso. O quadro normalmente fica exposto na Basílica de Santa Maria Maior e o crucifixo, na Igreja de São Marcelo no Corso, ambas em Roma.
O que é a indulgência plenária
Segundo o Vatican News, a indulgência plenária é a bênção de “absolvição coletiva” concedida sem a necessidade de “prévia confissão individual”.
Com a pandemia do novo coronavírus pelo mundo, a Igreja Católica decidiu oferecer o perdão a todos os fiéis que estejam doentes e profissionais da área da saúde, além de parentes e pessoas que se expõem ao risco de contágio para ajudar os infectados.
Os órgãos de saúde recomendam que as pessoas fiquem isoladas em suas casas e mantenham o distanciamento social para evitar a disseminação do vírus.
O Crucifixo milagroso
De acordo com o Vatican News, o Crucifixo milagroso é um artigo de madeira do século XV. Estudiosos do Vaticano e religiosos afirmam que ele sobreviveu a um incêndio e salvou Roma da peste após ser levado em procissão pelos bairros da cidade em 1522.
Il Crocifisso miracoloso, venerato da Papa Francesco il 15 marzo scorso, lascia la Chiesa di San Marcello al Corso per essere in piazza San Pietro per la preghiera che Bergoglio reciterà il 27 marzo prossimo alle 18 affinché cessi l’epidemia del coronavirus pic.twitter.com/4GD1UszOpB
— Francesco Antonio Grana (@FrancescoGrana) March 25, 2020
Os católicos também acreditam que a imagem de “Salus Populi Romani” foi levada em 593 pelo papa Gregório I para pedir o fim da peste e, em 1837, para pedir o fim de uma epidemia de cólera.