Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Número de mortos em inundações pode dobrar, diz governador de Kentucky

    Inundações fatais que arrasaram partes do leste de Kentucky, nos EUA, mataram pelo menos 16 pessoas até agora

    Aya ElamroussiAndy Roseda CNN

    Após dias de inundações fatais que arrasaram partes do leste de Kentucky e mataram pelo menos 25 pessoas, os socorristas continuam trabalhando neste sábado (30) para prestar contas dos moradores desaparecidos, disse o governador do estado.

    O governador de Kentucky, Andy Beshear, lamentou que mais pessoas sejam relatadas mortas após o que as autoridades descreveram como inundações sem precedentes na região.

    “Este é um tipo de inundação que mesmo uma área que sofre inundações nunca viu em nossa vida”, disse Beshear à CNN depois de retornar de uma excursão aérea às inundações no condado de Breathitt na sexta-feira. “Centenas de casas varridas sem mais nada.”

    Além das 25 pessoas que se sabe terem sido mortas, mais cedo, o governador disse que o número de mortos “poderia dobrar” nos próximos dias, à medida que as equipes de resgate procuram novas áreas que estão atualmente intransitáveis.

    Os esforços de resgate também foram prejudicados devido a quedas de energia que persistiram no início do sábado, com mais de 17 mil casas e empresas permanecendo no escuro, de acordo com o site PowerOutage.

    Não há um relato preciso de quantas pessoas continuam desaparecidas depois que o serviço de celular ficou fora do ar em muitas áreas, com Beshear dizendo: “Será muito desafiador obter um bom número”.

    Enormes inundações varreram casas em vários condados, com alguns moradores correndo para os telhados para escapar das inundações mortais. Autoridades acreditam que milhares foram afetados pelas tempestades, e os esforços para reconstruir algumas áreas podem levar anos, disse o governador na sexta-feira.

    “É devastador para nós, especialmente depois que a parte ocidental do nosso estado passou pelo pior desastre de tornado que já vimos há apenas sete meses e meio”, disse Beshear ao Wolf Blitzer da CNN, referindo-se a uma série de tornados que atravessou o Kentucky em dezembro e deixou 74 pessoas mortas.

    Mortes foram relatadas nos condados de Knott, Perry, Letcher e Clay. Quatorze pessoas, incluindo quatro crianças, foram confirmadas mortas na tarde de sexta-feira no condado de Knott, de acordo com o legista do condado. Não ficou imediatamente claro como esse número afeta o número total de mortos no estado. A última atualização oficial de 16 mortes em todo o estado incluiu 11 mortes no condado de Knott.

    As quatro crianças eram irmãos, de acordo com sua tia Brandi Smith, que disse que a casa móvel da família ficou inundada pelas águas da enchente e forçou a família a correr para o telhado por segurança. Ela acrescentou que sua irmã, Amber, e seu parceiro tentaram salvar seus filhos, mas não conseguiram.

    “Eles estavam se segurando neles. A água ficou tão forte que os levou embora”, disse Smith à CNN.

    O leste de Kentucky deve obter algum alívio da chuva forte no sábado. A chuva é possível de domingo a segunda-feira, quando há um leve risco de chuva excessiva sobre a região, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo. As áreas afetadas podem incluir o leste do Tennessee e ao longo dos Apalaches da Carolina do Norte, Virgínia e Virgínia Ocidental.

    Tópicos