Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sobe para 88 número de mortos após série de tornados nos EUA

    No Kentucky, estado mais afetado pelas tempestades com ao menos 74 mortes, muitos sobreviventes ficaram apenas com as roupas que vestiam

    Kelly McClearyHolly YanTheresa Waldropda CNN*

    O número de pessoas mortas após uma série de tornados nos Estados Unidos subiu para 88 nesta terça-feira (14). Violentas tempestades atingiram partes do Meio-Oeste e do Sul do país entre a última sexta-feira (10) e sábado (11). Ao menos 74 mortes aconteceram no estado do Kentucky, de acordo com o governador Andy Beshear.

    Pelo menos 50 tornados foram registrados em oito estados, e a destruição foi instantânea. Muitas casas e empresas foram atiradas ao ar após uma onda de tornados nos EUA, mas aqueles que sobreviveram, muitos dos quais ficaram apenas com as roupas que vestiam, agora enfrentam um caminho difícil para a recuperação.

    Cerca de 75% de uma cidade, Dawson Springs, no oeste de Kentucky, foi destruída por um tornado, disse o prefeito Chris Smiley. Cerca de um terço da população de 2.500 habitantes da cidade vive abaixo da linha da pobreza e muitos não têm seguro.

    Aqueles cujas casas ainda estão de pé provavelmente ficarão sem energia por até um mês, disse Nick Bailey, diretor de gerenciamento de emergências do condado.

    “No momento, nosso ânimo está abalado, mas voltaremos”, disse o médico legista do condado de Hopkins, Dennis Mayfield, que relatou o número de 13 mortos em Dawson Springs apenas no último domingo.

    “Quando este tornado atingiu, não foi necessário apenas um telhado [para nos proteger], que é o que vimos no passado”, disse Beshear. “Ele explodiu a casa inteira. Pessoas, animais, o resto, simplesmente desapareceu.”

    O dano não foi apenas nos edifícios. O Diretor de Gerenciamento de Emergências de Kentucky, Michael Dossett, disse ao Wolf Blitzer da CNN Espanhol que várias torres de transmissão de grande porte foram destruídas e que levará semanas ou meses para substituí-las.

    A destruição foi indiscriminada. O impacto de longo prazo é difícil de medir.

    “Algumas pessoas, não sei se algum dia terão uma recuperação completa, e certamente não emocional ou psicologicamente”, disse o senador do estado de Kentucky Whitney Westerfield. “Casas e prédios podem ser reconstruídos, mas esse é o tipo de coisa que dura muito tempo com a comunidade e a família”, disse ele à CNN na segunda-feira (13).

    “Nós voamos pelo ar”

    “Não estou bem”, disse à CNN Breeana Glisson, uma mãe de Dawson Springs que abraçou seus dois filhos pequenos quando sua casa foi varrida pelo vento. “Tipo, em um minuto estou sentado aqui e sorrindo e no outro estou chorando.”

    O braço de Glisson estava quebrado, sua cabeça estava ferida e seu rosto machucado. Sua casa foi destruída. Mas ela está viva, e seus filhos ficaram milagrosamente ilesos.

    “É uma loucura. Não posso acreditar que meus filhos e eu estamos bem”, disse Glisson à Ed Laundress, da CNN, em meio aos escombros de concreto e madeira de seu bairro completamente devastado. “Eu não posso acreditar que meus filhos não têm ossos quebrados. É uma loucura.”

    Glisson disse que ela e seus filhos têm “muita sorte de estarem vivos porque voamos pelo ar”. “Nossos vizinhos morreram junto conosco”.

    Esses vizinhos eram as irmãs Marsha Hall, 72, e Carole Grisham, 80. Elas se refugiaram em um corredor durante o tornado, mas foram encontradas mortas quase 12 horas depois nos escombros a várias casas de distância.

    “Todos pensavam o melhor deles”, disse Jason Cummins, filho de Hall, com lágrimas nos olhos. “Eles eram as pessoas mais doces e agradáveis ​​que sempre pensaram nos outros antes de si mesmas.”

    “Meus filhos adoraram”, disse Glisson sobre as irmãs. “Falamos com eles todos os dias.”

    Geladeira presa em árvore após passagem de tornados por Dawson Springs, no Kentucky / 13/12/2021 REUTERS/Jon Cherry

    Por enquanto, Glisson, seus filhos e sua mãe vivem em um quarto de hotel com algumas roupas, cobertores e alimentos doados. Mas eles não sabem para onde irão a seguir.

    A Cruz Vermelha abriu abrigos para aqueles que perderam suas casas e vários parques estaduais de Kentucky foram abertos para abrigar famílias.

    O Team Western Kentucky Tornado Relief Fund também está levantando fundos para ajudar na recuperação. Mais de US $ 4 milhões foram doados em apenas dois dias, disse Beshear. Mas é necessária mais ajuda, disse Westerfield.

    “Ainda precisamos de doações de sangue e ainda podemos usar as doações” para o Fundo de Ajuda ao Tornado da Team Western Kentucky, disse Westerfield. “Eu encorajo você, (se) você tiver espaço livre neste Natal, dê para West Kentucky.”

    A primeira-dama de Kentucky, Britainy Beshear, anunciou uma unidade de brinquedos para crianças no estado. “Eles perderam tudo, incluindo suas casas e talvez até mesmo alguém que amam”, disse. “Com a sua ajuda, podemos tornar esta temporada um pouco mais fácil para aqueles que estão sofrendo, doando um brinquedo, um livro ou um cartão-presente para trazer para casa um pouco de esperança e alegria durante as férias.”

    “Eu me coloquei acima da minha família para protegê-los”

    Em Mayfield, cerca de 115 milhas (cerca de 185 km) a sudoeste de Dawson Springs, o reverendo Wes Fowler da Primeira Igreja Batista disse que ele e sua família foram à igreja quando souberam que o tempo estava piorando porque pensaram que era o lugar mais quente.

    A família se refugiou em um túnel que conecta dois dos prédios da igreja.

    “As placas do teto começaram a tremer e se mover, a poeira começou a encher a sala e os destroços começaram a encher. E nós batemos contra a parede”, disse Fowler a Anderson Cooper da CNN. “Eu me coloquei acima da minha família para protegê-los com esperança.”

    Fowler disse que ele e sua esposa tentaram consolar os filhos durante o pior, mas “foi um momento muito difícil”.

    “Dissemos a nossos filhos que tudo ficaria bem, que tudo ficaria bem. Em nossas mentes, pensávamos que não tínhamos certeza de que iríamos progredir”, disse ele.

    A provação durou apenas um minuto, mas pareceu muito mais tempo, disse Fowler. Ao terminar, saiu com uma lanterna, mas não reconheceu a cena à sua frente.

    “Fiquei confuso. Nasci e cresci aqui, conheço bem esta cidade, mas não era a mesma, como se a paisagem não fosse a mesma”, disse.

    Mulher dentro de casa que teve telhado arrancado por tornados em Dawson Springs, Kentucky / 12/12/2021 REUTERS/Jon Cherry

    Fowler disse que o prédio de sua igreja está danificado, mas provavelmente pode ser recuperado. Por enquanto, a cruz sobre a entrada ainda está de pé, apesar do vidro ao redor estar quebrado.

    Cerca de 200 quilômetros a leste em Bowling Green, Kentucky, as autoridades disseram ter investigado 136 relatos de pessoas desaparecidas após os tornados e, até segunda-feira, 13 pessoas ainda estavam desaparecidas, de acordo com o chefe de polícia Michael Delaney. O número de mortos no condado de Warren, onde Bowling Green está localizado, é de 15, de acordo com o escritório do legista.

    Frank Winthrow Jr. e sua esposa, Vickie Boards-Winthrow estão entre aqueles que perderam sua casa em Bowling Green.

    Winthrow disse que conforme a tempestade piorava, ele olhou para cima e viu o telhado de sua casa começando a descascar.

    “Foi como ouvir um trem se aproximando rapidamente, e antes que você percebesse, a porta, a parede, eles desabaram.”

    Boards-Winthrow disse que se refugiou na banheira com nada além de um travesseiro e seu telefone. “Tudo começou a desabar. Eu senti as vibrações. Foi assustador, muito assustador. Tudo começou a cair sobre mim”, disse ele.

    De pé no que restou de sua casa, o casal disse que perdeu muito, mas estava grato por ainda estar vivo.

    “Cada vez que olho para cá e depois olho para fora, penso nos outros que não sobreviveram”, disse Boards-Winthrow, acrescentando que se perguntou por que eles sobreviveram e outros não. “Eu acho que tenho um propósito … é simplesmente de partir o coração.”

    Oito mortos na fábrica de velas, dizem as autoridades

    Oito dos mortos em Mayfield estavam trabalhando na fábrica de velas Mayfield Consumer Products, de acordo com o chefe da Divisão de Bombeiros de Indianápolis, Tom Neal, que lidera a equipe de busca e resgate enviada para as instalações.

    A fábrica estava “funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana” em parte para atender à demanda por velas de Natal, disse o deputado americano James Comer à CNN.

    Durante as tempestades, um tornado atingiu o prédio, prendendo muitos funcionários sob vários metros de entulho, mas as autoridades agora estão confiantes de que ninguém permanece sob os escombros.

    Em Illinois, pelo menos seis pessoas morreram quando um depósito da Amazon desabou em Edwardsville após ser atingido por um tornado, disse o chefe dos bombeiros James Whiteford.

    Essas seis vítimas tinham idades entre 26 e 62 anos, disse o Departamento de Polícia de Edwardsville.

    Quarenta e cinco pessoas conseguiram sair do prédio, e uma pessoa foi transportada de avião para um hospital regional para tratamento, disse o chefe dos bombeiros de Edwardsville, James Whiteford, durante uma entrevista coletiva no sábado à noite.

    O CEO da Amazon Worldwide Consumer, Dave Clark, disse que os funcionários da empresa ficaram tristes com a perda de vidas dentro e fora das instalações.

    “Nossos pensamentos e orações vão para as vítimas, seus entes queridos e todos os que foram afetados pela tempestade nos Estados Unidos. Continuamos a oferecer apoio aos nossos funcionários e parceiros na área e em todas as comunidades afetadas pela tempestade. Tempestades . Também queremos agradecer a todos os primeiros respondentes por seus esforços contínuos no local “, disse Clark em um tweet.

    Veículo destruído em meio a árvores caídas após tornado em Mayfield, no Kentucky, EUA / 13/12/2021 REUTERS/Adrees Latif

    A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) está investigando o colapso, disse um porta-voz à CNN.

    “A OSHA tem policiais no complexo desde sábado, 11 de dezembro, para fornecer assistência”, disse Scott Allen, diretor regional de relações públicas e relações com a mídia do Departamento de Trabalho dos EUA, em um e-mail na quinta-feira.

    A OSHA, que investiga todas as fatalidades e catástrofes no local de trabalho, “tem seis meses para concluir sua investigação, emitir citações e propor penalidades monetárias se forem constatadas violações dos padrões de segurança ou saúde no local de trabalho”, acrescentou Allen.

    Um porta-voz da Amazon disse em um e-mail na segunda-feira que a empresa está apoiando os esforços da OSHA.

    No Arkansas, a tempestade atingiu uma loja da Dollar General em Leachville e matou a gerente assistente June Pennington, disse o porta-voz do condado de Mississippi, Tom Henry.

    Na cidade vizinha de Monette, pelo menos uma pessoa morreu em uma casa de repouso danificada pelo tornado, disse o prefeito Bob Blankenship.

    O governador do Arkansas, Asa Hutchinson, disse que foi um “milagre” que apenas uma pessoa morreu na casa de repouso.

    “Quando fui para aquela instalação, foi como se o céu tivesse absorvido o teto e todo o seu conteúdo”, disse ele.

    “E é simplesmente um milagre, com 67 residentes, termos perdido apenas um. E isso se deve ao esforço heróico da equipe e também ao fato de termos recebido um aviso de 20 minutos.”

    Ashley Killough da CNN, Nick Valencia, Claudia Dominguez e Andy Rose contribuíram para este relatório.

    (*Texto traduzido. Clique aqui para ler original em espanhol)