Novos trens de alta velocidade da Espanha a tornam a capital ferroviária da Europa
Iryo, lançada na sexta-feira (25), é a mais recente empresa a entrar no mercado de trens rápidos no país e movimentou o mercado
O que poderia ser melhor do que uma ampla rede ferroviária de alta velocidade? Três ou quatro concorrentes, que parecem não apenas melhorar as opções dos viajantes, mas também (espera-se) reduzir os preços.
Na sexta-feira (25) ocorreu o lançamento da Iryo – a mais recente empresa a entrar no mercado de trens rápidos da Espanha.
A transportadora estatal Renfe juntou-se à novata francesa Ouigo em 2021 e prontamente lançou seu próprio braço de baixo custo, Avlo, em resposta.
Com a chegada do Iryo, são três concorrentes oficiais, mas quatro marcas concorrentes – tornando a Espanha o primeiro país da Europa a ter tantas opções de alta velocidade.
A Iryo é propriedade de alguns dos principais players: a operadora ferroviária estatal italiana Trenitalia, a empresa espanhola de infraestrutura Globalvia e a Air Nostrum, uma companhia aérea espanhola.
A Trenitalia trouxe os trens para a Espanha: nada menos que 20 trens Frecciarossa ou “seta vermelha” – o carro-chefe da Itália, que pode operar a velocidades de até 223 milhas por hora.
O projeto ferroviário de alta velocidade da Itália é um sucesso tão grande que contribuiu para a extinção da companhia aérea nacional. Portanto, cuidado com a Ibéria.
Iryo lançou operações entre Madrid, Barcelona e Zaragoza, e continuará em 16 de dezembro com Madrid, Cuenca e Valência. Mais rotas estão esperando em 2023: conexões para Sevilha, Málaga, Córdoba e Antequera em 31 de março, e Alicante e Albacete em 2 de junho.
A empresa assinou acordos para oferecer passagens combinadas e experiências de viagem com a Cercanías (sistemas de trens metropolitanos regionais) e a Air Europa. Ela irá operar 30% dos serviços de alta velocidade da Espanha e pretende transportar oito milhões de passageiros por ano.
Faturando-se como centrado em “personalização e flexibilidade”, os trens têm quatro classes de viagem – o intrigantemente chamado Initial, Singular, Singular Only You e Infinita.
Três deles são adaptados para viajantes de negócios, disse a empresa em um comunicado, mas todos os assentos a bordo terão tomadas USB e padrão, apoios de braço individuais e Wi-Fi 5G gratuito.
O menu a bordo, Haezea (que significa “vento” na língua basca), será repleto de ingredientes sazonais e “opções saudáveis”, preparados na hora, diz a empresa.
Uma viagem inaugural na segunda-feira (21) contou com a presença de políticos espanhóis. Foi saudado como um “passo decisivo no avanço para uma nova mobilidade na Espanha” por Ximo Puig, presidente da Generalitat Valenciana.
Luigi Corradi, da Trenitalia, chamou o lançamento de uma resposta às “metas de sustentabilidade ambiental e social estabelecidas pela União Europeia para melhorar as viagens em todos os países”.
Enquanto Nick Brooks, secretário-geral da ALLRAIL (a Alliance of Passenger Rail New Entrants in Europe, que representa empresas independentes de transporte ferroviário de passageiros), disse antes do lançamento: “É ótimo ver como os serviços de acesso aberto orientados comercialmente – como o iryo – – estão tornando o transporte ferroviário de longa distância mais atraente e atraindo os viajantes para longe de modos de transporte menos sustentáveis, como companhias aéreas e carros”.
O grupo pediu “competição entre diferentes operadoras em todas as rotas ferroviárias de alta velocidade na Europa” em um comunicado, chamando empresas como a Iryo de “o futuro do trem de passageiros”.
Quanto aos preços, olhando a disponibilidade em dezembro, os bilhetes para a viagem de 2 horas e 45 minutos de Barcelona a Madrid começam em cerca de R$ 100, embora a maioria das viagens esteja em torno de R$ 280. Dirigir entre as duas cidades levaria mais de seis horas.