Novo sonar já entrou nas buscas por submarino desaparecido
Equipamento veio em embarcação canadense visando as operações sob as águas; oficial diz que equipes vão “continuar trabalhando encontrar o submersível"
Um oficial da Guarda Costeira canadense confirmou nesta quarta-feira (21) que um de seus navios com “sonar profundo avançado” juntou-se à busca pelo submersível Titanic desaparecido e disse que eles devem continuar procurando até que o navio perdido seja encontrado.
“O navio com o sonar profundo avançado está no local agora e, portanto, temos que permanecer otimistas. Temos que continuar trabalhando até encontrarmos o submersível. Mais uma vez, estou muito ciente de como isso é estressante e preocupante para as famílias e, claro, para a equipe submersível”, disse Joyce Murray, ministra da Pesca, Oceanos e Guarda Costeira Canadense, na quarta-feira em uma coletiva de imprensa em Ottawa.
“Houve sons que foram captados, e isso significa apenas que continuaremos a dobrar e descobrir onde o submersível está e como pode ser trazido à superfície”, acrescentou Murray.
Mais três embarcações canadenses chegaram ao local dos destroços na manhã de quarta-feira – o Skandi Vinland e o Atlantic Merlin, que são navios de abastecimento offshore, e o John Cabot, da Guarda Costeira canadense. O último navio tem “capacidades de varredura lateral e está conduzindo padrões de busca” ao lado dos outros, de acordo com a guarda costeira dos EUA.
Os navios estão levando equipamentos e pessoal altamente especializado para o local, que fica 685 km a sudeste de Newfoundland.
(Reportagem de Paula Newton)