Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo governo conservador anuncia aperto à Imigração na Finlândia

    Frente NCP se aliou aos nacionalistas do Partido dos Finlandeses para compor o gabinete; novas medidas incluem corte nas cotas de refugiados e maior burocracia para conceder cidadania 

    Líder do partido Coalizão Nacional da Finlândia, Petteri Orpo, durante entrevista coletiva no Parlamento em Helsinque
    Líder do partido Coalizão Nacional da Finlândia, Petteri Orpo, durante entrevista coletiva no Parlamento em Helsinque Lehtikuva/Heikki Saukkomaa via REUTERS

    Da CNN

    Após obter vitória nas eleições parlamentares em abril, a Coalizão Nacional da Finlândia (NCP), do líder Petteri Orpo, conseguiu formar um governo maioritária, de posição conservadora, e já anunciou uma série de medidas para restringir a imigração no país.

    O novo governo de coalizão da Finlândia informou, nesta sexta-feira (16) que concordou em cortar as cotas de refugiados, elevar o nível de imigração baseada no trabalho e tornar mais difícil para os estrangeiros obter cidadania.

    Essas medidas contavam como uma das exigências do Partido dos Finlandeses, de orientação fortemente nacionalista e eurocético, para aderir à composição do novo governo.

    O governo também rejeitará o uso de quaisquer outros planos conjuntos de recuperação econômica da União Europeia, como o implementado durante a pandemia do COVID-19, ao qual a Coalizão Nacional e os eurocéticos finlandeses, os dois maiores partidos da Finlândia, se opuseram.

    O NCP conquistou 48 assentos na eleição de 2 de abril, à frente do Partido dos Finlandeses com 46. Foram, portanto, os dois partidos mais bem colocados. Como se assemelham em várias pautas, devem manter uma maioria consolidada durante todo o mandato.

    Os social-democratas da então premiê Sanna Marin ficaram em terceiro lugar com 43 membros eleitos do parlamento de 200 assentos.

    (Publicado por Fábio Mendes, com informações da Reuters)