Novas imagens de satélite mostram destruição e fila de carros saindo de Mariupol
Nesta semana, a câmara da cidade publicou imagens de um teatro, que abrigava civis, completamente destruído por supostos ataques


Novas imagens de satélite da Maxar Technologies mostram que mais áreas na cidade ucraniana de Mariupol foram destruídas por intensos tiroteios entre militares russos e ucranianos.
Em uma das imagens, tirada no oeste de Mariupol, complexos de apartamentos são vistos queimados e escombros espalhados ao redor deles. Do lado de fora de um deles, vários ônibus são vistos, e alguns estão queimados.
No norte da cidade, os prédios de apartamentos ao redor de duas escolas foram danificados.

Preocupação
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta sexta-feira (18) ao presidente russo Vladimir Putin, que estava muito preocupado com a situação em Mariupol. A cidade ucraniana foi atingida por bombardeios constantes nos últimos dias, segundo o Palácio do Eliseu.
De acordo com o comunicado, Macron “compartilhou sua extrema preocupação com o presidente Putin sobre a situação em Mariupol e mais uma vez exigiu um cessar-fogo imediato”.
“O presidente [Macron] pediu-lhe medidas concretas e verificáveis para levantar o cerco a Mariupol, permitindo o acesso humanitário e um cessar-fogo imediato”, acrescentou.
Nesta semana, a Câmara Municipal de Mariupol postou uma imagem do teatro da cidade, onde centenas de pessoas estariam abrigadas, depois de ter sofrido pesados danos numa quarta-feira de bombardeamentos.
A CNN geolocalizou a imagem e confirmou que é do teatro. Os vídeos mostraram um incêndio nas ruínas do edifício.
A Câmara Municipal disse que as forças russas tinham “destruído de propósito e cinicamente o Teatro Dramático no coração de Mariupol. O avião lançou uma bomba sobre um edifício onde centenas de pacíficos residentes de Mariupol estavam escondidos“.