Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novas explosões são registradas na região de Kiev

    Explosões pareciam estar a 20 quilômetros, ou cerca de 12 milhas, do centro da capital ucraniana

    Tim Listerda CNN

    Em Kiev

    Duas explosões muito fortes iluminaram o céu noturno a sudoeste de Kiev, capital da Ucrânia, na manhã de domingo (27) –aproximadamente 1h do horário local (por volta de 20h do sábado, no horário de Brasília). Acompanhe a cobertura ao vivo do conflito.

    As explosões podem ter ocorrido em torno de Vasylkil, cerca de 30 quilômetros ao sul de Kiev. A cidade tem um grande aeródromo militar e vários tanques de combustível.

    A área foi palco de intensos combates na noite de sexta-feira, de acordo com autoridades ucranianas. O céu noturno se iluminou por vários minutos.

     

    Um incêndio em uma área de armazenamento de petróleo também foi visto na Base Aérea de Vasylkiv. A CNN verificou um vídeo do incêndio na área de armazenamento de petróleo a sudoeste da pista principal da base aérea.

    A área foi palco de intensos combates na noite de sexta-feira (25), de acordo com autoridades ucranianas. Após as explosões em Vasylkiv, a prefeita da cidade, Natalia Balasynovych, gravou uma mensagem no Facebook para os moradores.

    “Você pode ver o que está acontecendo, você pode ver o fogo –infelizmente, este é o depósito de petróleo na aldeia Kriachky. O inimigo quer destruir tudo ao redor, mas ele não terá sucesso. Você viu isso durante o dia: houve bombardeio pesado de mísseis balísticos. Nosso aeródromo também foi bombardeado, mas conseguimos, está sob controle da Ucrânia”, afirma.

    “A noite será difícil aqui, assim como em Kiev, mas vamos nos manter firmes e vencer, porque Deus está conosco”, disse Balasynovych.

    Além da explosão, um forte tiroteio em um distrito ocidental de Kiev, na noite de sábado, matou um menino de seis anos e feriu várias outras pessoas, segundo um hospital local.

    Serhii Chernysuk, médico do hospital Okhmatdyt, de Kiev, disse que os feridos incluem dois adolescentes e três adultos.

    Ataques em Kharkiv

    Tropas russas explodiram um gasoduto na cidade de Kharkiv, disse o serviço estatal de comunicações especiais e proteção de informações da Ucrânia neste domingo.

    Uma explosão em forma de cogumelo foi mostrada em um vídeo postado no aplicativo de mensagens Telegram.

    Não ficou imediatamente claro o quão importante era o oleoduto e se a explosão poderia interromper as remessas de gás para fora da cidade ou do país. Apesar da guerra, a Ucrânia continua a enviar gás natural russo para a Europa.

    O Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia afirmou que um prédio residencial de nove andares na cidade de Kharkiv, no leste do país, foi atingido por “artilharia inimiga” na noite de sábado, matando uma mulher.

    O serviço de emergência disse que o prédio foi amplamente danificado e cerca de 80 pessoas foram resgatadas. A maioria estava abrigada na base.

    Entenda o conflito

    Após meses de escalada militar e intemperança na fronteira com a Ucrânia, a Rússia atacou o país do Leste Europeu. No amanhecer desta quinta-feira (24), as forças russas começaram a bombardear diversas regiões do país – acompanhe a repercussão ao vivo na CNN.

    Horas mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma “operação militar especial” na região de Donbas (ao Leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk, as quais ele reconheceu independência).

    O que se viu nas horas a seguir, porém, foi um ataque a quase todo o território ucraniano, com explosões em várias cidades, incluindo a capital Kiev.

    De acordo com autoridades ucranianas, dezenas de mortes foram confirmadas nos exércitos dos dois países.

    Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.

    Esse ataque ao ex-vizinho soviético ameaça desestabilizar a Europa e envolver os Estados Unidos.

    (Com informações da Reuters)

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original