Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nova Zelândia estende restrições por mais 12 dias após novos casos de Covid-19

    Após 102 dias sem transmissões locais, país registrou 30 novas infecções (29 locais e 1 importado) durante a semana

    Isaac Yee, da CNN

    A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern anunciou, nesta sexta-feira (14), que as atuais restrições impostas no país por conta do novo coronavírus serão estendidas por mais 12 das. 

    O anúncio foi feito depois que o país relatou 12 novos casos transmitidos localmente na sexta-feira. A Nova Zelândia registrou um total de 30 novos casos – 29 deles transmitidos localmente e um importado – desde terça-feira, quando quebrou uma série de 102 dias sem infecções locais.

    Leia também:
    Por que tantos testes de vacina estão acontecendo no Brasil?

    Sinovac: conheça detalhes da vacina chinesa em parceria com Instituto Butantan

    Premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, durante entrevista coletiva
    Premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, durante entrevista coletiva
    Foto: Martin Hunter – 13.mar.2020 / Reuters

    As restrições não são as mesmas em todo o território. Auckland está em alterta nível 3, enquanto o resto do país está em alerta nível 2. 

     “Mantendo nossa abordagem de precaução e a filosofia da Nova Zelândia de trabalhar duro e se antecipar, hoje o gabinete concordou em manter nossas configurações atuais por mais 12 dias”, disse Ardern em uma entrevista coletiva hoje.

    No final do bloqueio estendido, Ardern disse que espera ter identificado e isolado o epicentro para que Aukland possa retornar ao nível 2.

    “Isso significa que Auckland permanecerá no nível 3 e a Nova Zelândia permanecerá no nível 2 – o resto do país – até as 23h59 da quarta-feira, 26 de agosto”, disse Ardern.

    A premiê disse que suspender as restrições agora levaria a uma “explosão potencial de casos”, que é a “pior coisa que poderíamos fazer por Auckland e pela economia da Nova Zelândia, acrescentando que” a melhor resposta econômica é uma forte resposta à saúde “.

    Sob as restrições de nível 3 em Auckland, locais públicos como museus, playgrounds e academias permanecerão fechados, enquanto as pessoas são instruídas a ficar em casa em sua bolha, exceto para movimentos pessoais essenciais. Sob as restrições de nível 2 em vigor no resto do país, não mais do que 100 pessoas podem se reunir em um local e as empresas devem aderir às diretrizes de distanciamento social.