Nova prefeita de Melitopol é nomeada após prisão do antecessor por russos
Na sexta-feira (11), prefeito eleito de Melitopol foi detido e acusado pela promotoria da região de Luhansk
A administração regional de Zaporozhye disse que uma nova prefeita foi instalada na cidade ucraniana de Melitopol, que está sob controle militar russo, depois que o antecessor eleito foi detido na sexta-feira (11).
Ivan Fedorov, prefeito eleito de Melitopol, foi detido por homens armados na sexta-feira e acusado de crimes de terrorismo pela promotoria da região separatista de Luhansk, apoiada pela Rússia.
A prefeita recém-empossada é Galina Danilchenko, ex-membro do conselho da cidade, de acordo com um comunicado no site da administração regional de Zaporozhye.
Danilchenko, que não foi eleita pelo povo, foi apresentada como prefeita interina através do canal de televisão local, segundo o comunicado.
Em sua declaração televisionada, que foi postada pelo governo no Telegram, Danilchenko disse que sua “principal tarefa é tomar todas as medidas necessárias para que a cidade volte ao normal”.
Ela alegou que ainda havia pessoas em Melitopol que tentariam desestabilizar “a situação e provocar uma reação de mau comportamento”.
“Peço que mantenham o juízo e não ceda a essas provocações”, disse Danilchenko. “Apelo aos deputados, eleitos pelo povo, em todos os níveis. Como você foi eleito pelo povo, é seu dever cuidar do bem-estar de seus cidadãos”.
Danilchenko propôs a criação de um “Comitê de Escolha do Povo” para “resolver todas as questões críticas de Melitopol e da região de Melitopol”.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”706035″ title_galeria=”Veja imagens de protestos contra a guerra na Ucrânia em todo o mundo”/]