Caravana de imigrantes deixou México para os EUA antes de posse de Trump
Integrantes da caravana disseram que fazem a viagem em protesto ao novo governo e expressam desejo de trabalhar no país


Uma nova caravana de imigrantes saiu de Tapachula, no estado de Chiapas, no sul do México, na noite deste domingo (19).O destino final do grupo é chegar nos Estados Unidos, apesar da postura do novo presidente, Donald Trump, contra os imigrantes.
O grupo é formado por pessoas da Venezuela, Colômbia, Equador e Cuba, entre outros países iniciou essa viagem como forma de protestar contra as políticas migratórias esperadas pelo presidente Trump. No discurso da cerimônia de posse, o presidente disse que instituirá uma política de “fique no México” e que assinará uma ordem executiva de deportação de imigrantes ilegais. “Toda entrada ilegal será suspensa imediatamente e iniciaremos o processo de enviar de volta milhões de criminosos para o lugar de onde vieram”, afirmou.
As autoridades de imigração disseram à CNN que há cerca de 3 mil pessoas na caravana. “Não vamos prejudicar esse país. Não queremos prejudicar ninguém nos Estados Unidos, e eu entendo o medo deles”, disse Lileiny Truco, um dos imigrantes.
Ela disse que os imigrantes querem ir aos EUA para trabalhar. A caravana, segundo ela, decidiu começar a viagem apesar da posse de Trump porque é “muito complicado” para os imigrantes deixarem Tapachula por conta própria.
Outra integrante da caravana, Jefferson Zeledón, disse que quer “ter a oportunidade de chegar (aos Estados Unidos), já que há uma oportunidade para ser concedido entrada”, incluindo fazendo um possível pedido de asilo.
Biden deve deixar carta para Trump; conheça tradição da posse