Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Noroeste dos Estados Unidos registra mais de 40 terremotos em 24 horas

    Magnitude dos tremores variou de 3,5 a 5,8 na escala Richter, sem apresentar risco de tsunami

    Pedram Javaherida CNN

    Uma das falhas geográficas mais ativas da América do Norte ganhou vida nesta terça-feira (7) após o registro de mais de 40 terremotos – variando de magnitude 3,5 a 5,8 – na costa de Oregon, o que chamou a atenção e preocupação de milhões.

    A série de tremores, que começou na manhã de terça-feira (7) e continuou até quarta-feira (8), foram todos detectados entre 400 e 500 quilômetros a oeste da cidade costeira de Newport, muito distante para serem sentidos pelos habitantes, mas o suficiente para alertar especialistas.

    “Se você tivesse me perguntado ontem onde na Terra teria maior probabilidade de produzir um monte de terremotos de magnitude 5.0+ em um único dia, aqui seria uma das mais prováveis respostas”, Harold Tobin, diretor da Pacific Northwest Seismic Network no Universidade de Washington, disse à CNN.

    A falha geológica responsável é a Zona de Fratura Blanco. De acordo com uma análise da Universidade Estadual de Oregon, esta é mais ativa do que a infame Falha de San Andreas, localizada na Califórnia, tendo produzido mais de 1.500 terremotos de magnitude 4,0 ou maior desde os anos 1970.

    O que tmais impressiona é que pelo menos nove tremores desta semana atingiram uma magnitude acima de 5,0 na escala Richter, com a maioria ocorrendo em uma profundidade rasa de apenas 10 km.

    Felizmente, de acordo com o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA, nenhum dos terremotos desta semana acionou um alerta nos mares.

    No entanto, a atividade aumentou o nível de preocupação para alguns, já que a região está entre as áreas mais propensas a tremores na América do Norte e já produziu um dos maiores no território continental dos Estados Unidos,em janeiro de 1700.

    Precursor de algo maior?

    Embora o epicentro desta semana, a Zona de Fratura Blanco, esteja entre os mais sismicamente ativos na América do Norte, raramente leva a terremotos destrutivos.

    “Os terremotos desta zona são causados pelos movimentos laterais das placas tectônicas em ambos os lados, em vez de deslocamento para cima e para baixo, então é muito improvável que representem uma ameaça de tsunami”, disse Tobin à CNN.

    https://twitter.com/NWSEureka/status/1468425978862915585?s=20

    Embora os terremotos desta semana tenham levantado a preocupação de que o “algo maior” possa estar próximo, Tobin garantiu que não é necessariamente o caso.

    Ele apontou que, embora tenhamos tido um número notável de terremotos de magnitude 5.5+ em um curto período de tempo, não é inerentemente alarmante, mas sim sismologicamente interessante.

    (Texto traduzido. Clique aqui para ler o original em inglês)

    Tópicos