Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nono suspeito de ataque a casa de shows na Rússia tem prisão preventiva decretada

    Homem natural do Tajiquistão foi acusado de ato terrorista

    Casa de shows perto de Moscou é alvo de ataque
    Casa de shows perto de Moscou é alvo de ataque 22/03/2024 REUTERS/Yulia Morozova

    Da Reuters

    Um tribunal distrital de Moscou decidiu nesta sexta-feira (29) que o nono suspeito do ataque a uma casa de shows na Rússia, no qual mais de 140 pessoas foram mortas, deve ficar preso até 22 de maio, enquanto se aguarda o julgamento.

    O Tribunal Distrital de Basmanny disse em comunicado que Lutfulloi Nazrimad, natural do Tajiquistão, foi acusado de ato terrorista.

    Assim, a corte concordou com o pedido do investigador de que ele fique detido reventivamente até 22 de maio.

    Além disso, o Comitê de Investigação da Rússia disse que os suspeitos afirmaram que as suas ações foram coordenadas por mensagens de voz de um homem através do Telegram.

    “Seguindo instruções do coordenador, depois de cometerem o crime, os terroristas dirigiram um carro em direção à fronteira russo-ucraniana para cruzá-la e chegar a Kiev para receber a recompensa que lhes foi prometida”, alegou o Comitê de Investigação.

    O órgão pontuou que está investigando o potencial envolvimento de representantes dos serviços especiais ucranianos na organização e financiamento do ataque.

    A Ucrânia negou ter qualquer coisa a ver com o caso, o mais mortal na Rússia em 20 anos.

    O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque e as autoridades norte-americanas dizem ter informações de inteligência que mostram que o ataque foi executado pela filial afegã da rede, o Estado Islâmico Khorasan (Estado Islâmico-K).

    Investigadores russos disseram na quinta-feira ter encontrado provas de que os homens armados da sala de concertos estavam ligados a “nacionalistas ucranianos”, uma afirmação rejeitada pelos Estados Unidos como propaganda infundada.