Nevascas na Coreia do Sul matam pelo menos 4 pessoas
Condição climática causou acidentes de trânsito e cancelou voos e operações de balas no país
A Coreia do Sul enfrentou uma forte nevasca pelo segundo dia nesta quinta-feira (28), com dezenas de voos cancelados, operações de balsas suspensas e pelo menos quatro pessoas mortas em um inverno rigoroso.
A queda de neve foi a terceira mais pesada em Seul, a capital, desde que os registros começaram em 1907, disse a agência de notícias Yonhap, citando dados da cidade.
Mais de 40 cm de neve se acumularam em partes de Seul às 8h, no horário local, forçando o cancelamento de mais de 140 voos.
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um campo de golfe depois que uma rede coberta de neve desabou na noite de quarta-feira (27). Outra pessoa morreu no desabamento semelhante de uma tenda de proteção em um estacionamento, disse a mídia.
Acidentes de trânsito em rodovias a leste da capital mataram pelo menos mais duas pessoas, mostraram os relatórios. A polícia disse que 11 pessoas ficaram feridas na quarta-feira à noite em um engavetamento de 53 veículos em uma rodovia na cidade central de Wonju, na província de Gangwon.
O principal aeroporto de Seul, Incheon, foi o mais afetado, com passageiros enfrentando atrasos de duas horas em média, enquanto 14% dos voos foram atrasados e 15% cancelados nesta quinta-feira, mostrou o site de rastreamento de aviões Flightradar24.
As autoridades disseram que cerca de 142 voos foram cancelados e as operações de 99 balsas foram suspensas em 76 rotas, disseram as autoridades, enquanto a mídia relatou que os trens também estavam atrasados.
As escolas na província de Gyeonggi, adjacente a Seul, receberam permissão para fechar nesta quinta-feira, se necessário, segundo as autoridades provinciais.
A neve anormalmente pesada de novembro foi atribuída às temperaturas mais quentes do que o normal das águas do mar a oeste da península coreana, que encontraram correntes de ar frio.
A vizinha Coreia do Norte também recebeu mais de 10 cm de neve em algumas áreas entre terça e quarta-feira, disse a emissora estatal Korean Central Television.