Netanyahu visita Vale do Jordão e promete construir barreira; veja vídeo
Esforços para reforçar a segurança na fronteira seriam feitos em colaboração com a Jordânia, segundo o primeiro-ministro israelense
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, visitou o Vale do Jordão nesta quarta-feira (11) e prometeu proteger a fronteira oriental com a Jordânia através da construção de uma barreira “robusta”.
A visita de Netanyahu ocorre dois dias depois de três israelenses terem sido mortos a tiros por um jordaniano, em uma passagem da fronteira, controlada por Israel, entre a Cisjordânia e a Jordânia.
Na região fronteiriça, o primeiro-ministro disse que os esforços para reforçar a segurança na fronteira seriam feitos em colaboração com a Jordânia.
Veja vídeo da visita:
O sentimento anti-Israel é forte na Jordânia e centenas de pessoas saíram às ruas da capital, Amã, para celebrar o ataque, dizendo que o atirador vingou as mortes de milhares de palestinos na guerra em Gaza.
Israel e a Jordânia assinaram um tratado de paz em 1994 e possuem laços de segurança. Dezenas de caminhões atravessam diariamente da Jordânia, com mercadorias provenientes da Jordânia e do Golfo, que abastecem os mercados da Cisjordânia e de Israel.
Quase toda a população de Gaza foi deslocada em meio à nova ofensiva israelense