Netanyahu é convidado para visitar Trump na Casa Branca na próxima semana
Enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, se encontrará com premiê israelense amanhã (29), de acordo com autoridade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para uma reunião na Casa Branca na próxima terça-feira (4), de acordo com uma declaração do gabinete de Netanyahu.
Netanyahu é o primeiro líder estrangeiro a ser convidado para a Casa Branca no segundo mandato de Trump, destacou a declaração.
Os dois líderes já haviam discutido uma visita de Netanyahu a Washington, D.C., em uma ligação nos dias anteriores à posse de Trump.
O enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, se encontrará com Benjamin Netanyahu nesta quarta-feira (29), de acordo com uma autoridade israelense.
As negociações para a segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns entre Israel e o grupo palestino Hamas também estão na agenda, acrescentou a autoridade.
O acordo de cessar-fogo atual está definido para progredir em três fases.
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.
A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel