Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Navios de guerra da China e de Taiwan se movimentam em jogo de “gato e rato”

    Visita da presidente da Câmara dos Deputados Estados Unidos à ilha enfureceu o governo chinês, levando a uma escalada de tensões

    Navios chineses realizam exercícios militares próximos a Taiwan
    Navios chineses realizam exercícios militares próximos a Taiwan Reuters

    Yimou LeeDavid BrunnstromBrenda GohMeg Shenda Reuters

    Navios de guerra chineses e taiwaneses movimentaram-se como “gato e rato” em alto mar neste domingo (7), antes do fim programado de exercícios militares chineses sem precedentes de quatro dias realizados em reação a uma visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

    A visita de Pelosi na semana passada à ilha enfureceu a China, que considera a ilha como seu território e que respondeu com lançamentos testes de mísseis balísticos pela primeira vez sobre a capital da ilha e o corte de diálogo com os Estados Unidos em algumas áreas.

    Cerca de 10 navios de guerra da China e de Taiwan navegaram muito próximos no Estreito de Taiwan, com alguns navios chineses cruzando a linha mediana, uma área não oficial que separa os dois lados, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto.

    O Ministério da Defesa da ilha disse que vários navios, aeronaves e drones militares chineses estavam simulando ataques à ilha e sua marinha. Ele disse que enviou aeronaves e navios para reagir “adequadamente”.

    Um comentarista da televisão estatal chinesa disse neste domingo que os militares chineses agora realizarão exercícios “regulares” no lado de Taiwan da linha, dizendo que a “tarefa histórica” da reunificação da China “pode ser realizada”.

    Enquanto as forças chinesas “pressionavam” a linha, como fizeram no sábado, o lado de Taiwan ficou perto para monitorar e, sempre que possível, negar aos chineses a capacidade de atravessar, disse a pessoa com conhecimento da situação que não quis ser identificada.

    “Os dois lados estão mostrando contenção”, disse a pessoa, descrevendo as manobras como um jogo de “gato e rato” em alto mar. “Um lado tenta cruzar e o outro fica no caminho e os força a uma posição mais desfavorecida e, por fim, retornam ao outro lado.”

    Taiwan disse que seus mísseis antinavio baseados em terra e seus mísseis terra-ar Patriot estavam de prontidão.

    Taiwan disse no sábado que suas forças enviaram jatos para alertar 20 aeronaves chinesas, incluindo 14 que cruzaram a linha mediana. Também detectou 14 navios chineses realizando atividades ao redor do Estreito de Taiwan.

    Os exercícios chineses, centrados em seis locais ao redor da ilha, começaram na quinta-feira e estavam programados para durar até o meio-dia de domingo, informou a agência de notícias oficial Xinhua na semana passada.

    Não houve anúncio da China neste domingo sobre se os exercícios terminaram e Taiwan disse que não conseguiu verificar se a China os interrompeu conforme programado.

    No entanto, o Ministério dos Transportes de Taiwan estava gradualmente suspendendo as restrições aos voos através de seu espaço aéreo, dizendo que as notificações para os exercícios não estavam mais em vigor.