Navios de cruzeiro viram hotéis flutuantes para visitantes do Catar durante Copa
Com reforma do porto de Doha, embarcações foram estacionadas lado a lado e um esquema especial de segurança e logística foi montado para o período da Copa do Mundo
Com 22 andares, 33 restaurantes e mais de 2600 cabines, o MSC World Europa, inaugurado às vésperas da Copa do Mundo, foi o primeiro a ser estacionado no reformado porto de Doha para receber os torcedores que visitarão o Catar. Ele é também o maior dos três navios que somam 4.976 cabines e abrigam até 12.664 hóspedes simultaneamente.
O valor da diária para uma cabine em um dos três navios varia muito. Impactam no preço o pacote de comidas e bebidas, a duração da hospedagem, o padrão do navio, o tamanho do quarto e claro, a vista.
As suítes mais caras são as que tem vista para o mar, depois vem as com vista para o porto e, na sequência, as que têm varandas viradas para o interior do navio. As cabines mais baratas são as internas, sem vista nem varanda. A CNN encontrou diárias de R$ 1.250 a R$ 14 mil para períodos da Copa.
“Não é apenas um hotel flutuante, é uma experiência flutuante”, afirma o CEO Global da MSC, Gianni Onorato. “Eu te dou apenas um simples exemplo: nesse navio você pode deixar seus filhos, aproveitando a estrutura, e ir assistir uma partida de futebol. Temos shows, temos entretenimento para todos que quiserem, música toda noite, é como uma pequena cidade”, completa o executivo.
A CNN acompanhou a inauguração do MSC World Europa à convite da companhia no último dia 13 de novembro. Na ocasião as outras duas embarcações, o MSC Poesia e o MSC Opera, ainda não tinham chegado no porto de Doha. O evento teve show de projeções no navio, desenhos feitos com drones no ar, quebra de champanhe no casco e a presença de autoridades locais.
Maior embarcação da frota de 21 navios da MSC, o World Europa é também o primeiro movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), que polui menos. Tem também sistemas avançados de tratamento de águas residuais para cumprir com o chamado padrão Báltico, o padrão global mais rigoroso para descarte de águas residuais no mar. Os aparelhos instalados no navio também ajudam a reduzir o impacto dos ruídos e vibrações para os mamíferos marinhos.
No Garden Kitchen, o chef sueco Niklas Ekstedt apresentou para a CNN o sistema de hortas do tipo microgreen, jardins hidropônicos montados em estufas dentro do restaurante comandado por ele, que rendem bons temperos para os pratos servidos.
No pós-Copa, o itinerário do MSC World Europa já está definido. A capacidade de circulação dele é menor do que a dos outros navios, justamente pela falta de estrutura dos portos para abastecer com GNL.
A temporada inaugural terá passagens por Dubai, Abu Dhabi, Ilha Sir Bani Yas, nos Emirados Árabes Unidos, Dammam, na Arábia Saudita e o retorno para Doha, no Catar.
Em março a embarcação vai para o Mar Mediterrâneo parando nos portos italianos de Gênova, Nápoles e Messina, Valeta, em Malta, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França.
Uma das primeiras hóspedes, ocupante da cabine 15096, no 15º andar, foi a influenciadora brasileira Bruna Biancardi. À CNN ela mostrou os detalhes da cabine, que tem uma cama de casal, sofá-cama, frigobar, escrivaninha, cofre, ar condicionado, banheiro, espelho de corpo todo e armário.
“É muito mais gostoso que um hotel, na verdade, que você é cheio de atividades, então às vezes você fica um pouquinho entendiado no hotel, mas aqui não tem isso, porque tem muita atividade para todas as idades. Eu fiz um workshop de cafés, fiz um workshop de bebidas, aqui tem muitos restaurantes de especialidades diferentes, então eu comi bastante”, completa.