Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Narendra Modi reivindica vitória “histórica” em eleição da Índia

    Resultado anunciado consagra 3º mandato de Modi; autoridades eleitorais seguem contando votos

    Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
    Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi 06/04/2024. REUTERS/Anushree Fadnavis/File Photo

    Da CNN

    O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, declarou vitória na eleição geral do país, mesmo enquanto os votos continuam sendo contados.

    Modi fez um discurso na sede do Partido Bharatiya Janata (BJP) em Nova Délhi.

    “Hoje é um dia glorioso… a Aliança Democrática Nacional (NDA) vai formar o governo pela terceira vez, somos gratos ao povo”, disse ele, referindo-se às iniciais de sua aliança.

    “Esta é uma vitória para a maior democracia do mundo. Esta é uma vitória da lealdade do país à Constituição, uma vitória para 1,4 bilhão de pessoas da Índia”, adicionou.

    Os apoiadores jogaram pétalas de rosas no líder indiano enquanto ele se dirigia ao palco. Gritos de “Modi! Modi! Modi!” reverberaram pela multidão enquanto o premiê falava.

    Mais cedo, ele fez uma publicação no X: “As pessoas depositaram a sua fé na NDA (Aliança Democrática Nacional), pela terceira vez consecutiva! Este é um feito histórico na história da Índia”, escreveu.

    Os primeiros resultados sugerem que o BJP pode ter que contar com parceiros de coalizão para formar um governo. Isso inclui dezenas de partidos da NDA, um grupo liderado pelo BJP que está no poder desde sua primeira eleição, em 2014.

    Embora os resultados finais ainda estejam pendentes, a aliança de Modi está se aproximando de ganhar 272 assentos no Parlamento indiano, de acordo com o site da Comissão Eleitoral, o número mínimo necessário para formar um governo.

    Assim, mesmo com uma possível vitória no Parlamento, o partido do primeiro-ministro não deve conseguir “maioria esmagadora” das cadeiras do Legislativo.

    Também há a expectativa de que a principal coalizão de oposição, chamada de INDIA, consiga ampliar o número de assentos no Parlamento, dificultando a aprovação de mudanças constitucionais num provável terceiro mandato de Modi.

    Os resultados completos são esperados nas próximas horas.