Nações do G7 condenam Belarus por políticas de migração ‘agressivas’
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), grupo afirmou que as ações do país "estão colocando a vida das pessoas em risco"


Os ministros das Relações Exteriores do G7, grupo das maiores economias do mundo, condenaram Belarus por orquestrar migração irregular através de suas fronteiras e pediram a suspensão imediata do que chamou de “campanha agressiva e exploradora”.
“Esses atos insensíveis estão colocando a vida das pessoas em risco”, disse o comunicado, divulgado pelo Reino Unido, atual dirigente do G7.
“Pedimos ao regime que cesse imediatamente sua campanha agressiva e exploradora, a fim de prevenir mais mortes e sofrimento”.
Crise migratória na fronteira
A fronteira entre Polônia e Belarus enfrenta momentos de tensão com imigrantes que tentam entrar na União Europeia.
Milhares de pessoas estão presas na fronteira em condições terríveis, em meio a uma disputa geopolítica que se intensifica.
Os imigrantes – a maioria deles do Oriente Médio e da Ásia, que esperam viajar da Polônia para o interior da Europa – estão se reunindo no lado bielorrusso da passagem de fronteira de Kuznica.
As autoridades fecharam a travessia na última terça-feira (9) e imagens aéreas mostram grandes multidões se reunindo na região.
Nesta terça, guardas poloneses dispararam canhões de água contra imigrantes, que responderam atirando pedras