Mundo vive nova realidade e Otan precisa investir mais em defesa, diz secretário-geral
Jens Stoltenberg se reuniu com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e ressaltou o pedido de que a "guerra não ultrapasse as fronteiras da Ucrânia"
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou que o bloco vive “uma nova realidade” e ressaltou a necessidade de mais investimentos em defesa. A fala aconteceu durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17), na Alemanha.
“Estamos enfrentando de uma nova realidade. Portanto, também devemos redefinir nossa dissuasão e defesa para o longo prazo, e já começamos a abordar isso na Otan. Reforçar nossas defesas exigirá maiores investimentos”, pontuou Stoltenberg.
Mais cedo, o secretário se encontrou com o chanceler alemão, Olaf Scholz, a quem agradeceu os esforços no âmbito diplomático e militar, dizendo que o país está “liderando” o aumento nos gastos com a defesa. O chefe da Otan informou, então, que a Alemanha enviou mais tropas para a Lituânia e jatos para a Romênia.
Assim como no pronunciamento feito na quarta-feira (16), Stoltenberg destacou que os aliados continuarão apoiando os ucranianos, tanto com repasses na área de segurança quanto humanitária, mas que trabalham para que “a guerra não ultrapasse as fronteiras da Ucrânia”, pois isto seria “ainda mais devastador e perigoso”.
Ele também comentou as sanções aplicadas pelo Ocidente, afirmando que “impuseram custos sem precedentes aos russos e estão ferindo a habilidade de Putin de manter a guerra”.
Durante sua visita a Berlim, o secretário-geral também se encontrou com a ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, com a ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, e com o ministro das Finanças, Christian Lindner.
Na próxima semana, no dia 24 de março, a Otan fará uma reunião extraordinária para discutir a situação no Leste Europeu. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estará presente na ocasião.