Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mudança geopolítica acontece na velocidade de uma Ferrari, diz professor

    À CNN Rádio, José Alexandre Altahyde Hage avalia que a Rússia tem poder de manobra para evitar impactos das sanções

    Amanda Garcia, com produção de Bel Camposda CNN , São Paulo

    A guerra na Ucrânia tem promovido mudanças geopolíticas na velocidade “de motor de Ferrari”, na avaliação do professor de Relações Internacionais da Unifesp, José Alexandre Altahyde Hage.

    Em entrevista à CNN Rádio, ele explicou: “A geopolítica já está mudando desde o final da Guerra Fria, com a ascensão da China como grande potência. São 20, 30 anos que a geopolítica muda, mas a comunidade não estava esperando mudança tão dramática, como a causada pela guerra da Ucrânia.”

    Para o professor, as sanções impostas à Rússia podem surtir efeito, mas há meios de o presidente Vladimir Putin burlar as pressões. “Há um termo na geopolítica que é o poder de manobra. Ela é a possibilidade de uma grande potência de sobressair a essas pressões das sanções, ela funciona a partir das reservas econômicas e naturais que o país tem”, disse.

    Da mesma forma, a China pode ser um player, na opinião do especialista, para amenizar os efeitos das sanções à Rússia. “A China não vai se negar a dar uma certa ajuda que a Rússia precisa, e isso pode ser dado a partir do momento que se considera que a China é uma gigante econômica, que é interessada a substituir o sistema Swift, a sanção parece ser conveniente à China”.

    Tópicos