Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Moscou acusa Ocidente de incentivar ataques ucranianos à Rússia

    Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, disse que os países ocidentais devem levar a sério quando a Rússia diz que responderá a altura ataques em seu território

    Tropas da Otan fazem exercícios militares na Noruega.
    Tropas da Otan fazem exercícios militares na Noruega. Anadolu Agency via Getty Images

    Felipe Romeroda CNN*

    “Os países ocidentais estão pedindo abertamente que a Ucrânia ataque a Rússia”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (28).

    Ela acrescentou que o Ocidente deve levar Moscou a sério quando disser que ataques em território russo levarão a uma resposta a altura.

    “Gostaria que em Kiev e nas capitais ocidentais levassem a sério as afirmações do Ministério da Defesa do nosso país de que a continuação das provocações da Ucrânia para atingir alvos russos levará certamente a uma resposta dura da Rússia. Não aconselhamos que continuem testando nossa paciência”, disse Zakharova em um briefing.

    A Rússia relatou uma série de explosões no sul do país e um incêndio em um depósito de munição na quarta-feira, o mais recente de uma série de incidentes que um alto funcionário ucraniano descreveu como vingança e “carma” pela invasão de Moscou.

    A representante oficial do Ministério russo alertou ainda que as armas enviadas pelo Ocidente aos batalhões ucranianos podem acabar tendo destinos diferentes do proposto:

    “Veem-se bem os paralelos com os acontecimentos sírios, quando as armas fornecidas em massa pelo Ocidente à chamada oposição moderada síria eram vendidas no mercado paralelo e acabaram nas mãos dos terroristas do Estado Islâmico“, acrescentou ela.

    *com informações da Reuters