Ministro da Defesa de Israel diz que “nova era” da guerra está começando
Yoav Gallant afirmou que "centro de gravidade" está se movendo para o norte, ou seja, a fronteira com o Líbano
Uma “nova era” no esforço de guerra de Israel está começando, disse o ministro da Defesa do país nesta quarta-feira (18). A declaração acontece depois que dispositivos de comunicação pertencentes a integrantes do Hezbollah explodiram no Líbano.
Yoav Gallant afirmou que o “centro de gravidade” da guerra estava se movendo para o norte, ou seja, a fronteira com o Líbano.
“As FDI [Forças de Defesa de Israel] trazem excelentes conquistas, junto com o Shin Bet [um serviço de inteligência], junto com o Mossad [outro serviço de inteligência], todos os corpos e todas as estruturas e os resultados são muito impressionantes”, pontuou o ministro durante visita à base da Força Aérea de Ramat-David, no norte de Israel.
Essa fala seria o primeiro possível reconhecimento por um oficial israelense de que as forças de segurança de Israel estão por trás da explosão de pagers do Hezbollah na tarça-feira (17).
A CNN apurou que o caso foi um esforço conjunto entre as Forças de Defesa de Israel e o Mossad, a agência de inteligência de Israel. Nesta quarta-feira (18), dezenas de walkie-talkies explodiram no Líbano, mas não há confirmação de autoria.
Pressão no norte de Israel
Os comentários de Yoav Gallant foram feitos horas depois que uma fonte disse à CNN que o Exército israelense está movendo a elite da 98ª Divisão da Faixa de Gaza para o norte de Israel.
“Eu entendo que estamos no início de uma nova era nesta guerra e precisamos nos adaptar”, destacou.
“Isso é verdade para todos, certamente para aqueles que estão no ar ou controlam o que está no ar. Porque a posição aqui é mais forte, não é o Hamas, é outra coisa e precisamos nos preparar para este assunto adequadamente, levar isso em consideração”, adicionou.
O gabinete israelense adicionou oficialmente o retorno de dezenas de milhares de israelenses para suas casas no norte como um objetivo de guerra.
“O centro de gravidade está se movendo para o norte. O significado é que estamos desviando forças, recursos, energia para o norte”, explicou Gallant.