Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Militares ucranianos relatam intensos combates na batalha por Severodonetsk

    Na noite de segunda-feira (6), Oleksandr Striuk, chefe da administração militar de Severodonetsk, informou sobre batalhas ferozes e brigas de rua” e que a situação estava “mudando a cada hora”

    Bomba explode na região de Severodonetsk, no leste da Ucrânia
    Bomba explode na região de Severodonetsk, no leste da Ucrânia Rick Mave/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

    Yulia KesaievaMaria KostenkoMick Kreverda CNN

    O intenso combate pelo controle da cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, continua nesta terça-feira (7), com a Rússia usando artilharia, aeronaves e helicópteros na área, segundo as Forças Armadas da Ucrânia.

    Duas pessoas ficaram feridas depois que as forças russas bombardearam uma faculdade de mineração em Lysychansk, que fica em um terreno alto estratégico do outro lado do rio Siverskyi Donets de Severodonetsk, de acordo com Serhiy Hayday, chefe da Administração Militar da Região de Luhansk.

    Hayday disse que a Rússia estava usando “grupos de sabotagem e reconhecimento” na vila de Bilohorivka, a oeste de Lysychansk e Severodonetsk. Essa cidade também fica em um terreno alto ao lado do rio Siverskyi Donets, e foi o local de uma enorme derrota ucraniana de um ataque russo no mês passado.

    Nos arredores de Severodonetsk, os militares ucranianos afirmam que a Rússia usou “mineração remota da área na direção da ofensiva de nossas tropas em direção a Rubizhne”.

    Rodion Miroshnik, um funcionário da República Popular de Luhansk, autodeclarada separatista, afirmou no Telegram que nove civis foram mortos por bombardeios ucranianos no último dia.

    Na noite de segunda-feira (6), Oleksandr Striuk, chefe da administração militar de Severodonetsk, informou sobre batalhas ferozes e brigas de rua” e que a situação estava “mudando a cada hora”.

    Mais a oeste, na região de Donetsk, os militares ucranianos disseram que a Rússia está concentrando seus esforços em mover-se para o sul de Izyum em direção a Sloviansk, onde a linha de frente não se moveu muito apesar de muitas semanas de intensos combates.

    “Toda a linha de frente está sob fogo constante”, disse Pavlo Kyrylenko, chefe da Administração Militar da Região de Donetsk, na televisão nacional. Ele disse que as forças ucranianas estão focadas em defender a linha e que era “inconveniente falar sobre um contra-ataque no momento”.

    Na região sul de Zaporizhzhia, as autoridades disseram que os combates continuam ao longo de toda a linha de contato, mas diminuíram um pouco em intensidade na terça-feira.

    Na região de Kherson, os militares ucranianos disseram que a Rússia está “concentrando seus principais esforços em melhorar sua posição tática, manter as fronteiras ocupadas, reabastecer munição e combustível”.

    As autoridades disseram que a Rússia iniciou os preparativos “para a celebração do Dia da Rússia na região”. A Rússia comemora seu feriado nacional em 12 de junho.

    Na região norte de Sumy, as autoridades disseram que as forças russas bombardearam a cidade fronteiriça de Seredyna-Buda na manhã de terça-feira. Pelo menos seis casas e um prédio da fazenda foram danificados, mas não houve vítimas.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original