Militares dos EUA derrubaram suposto balão espião chinês na costa leste, diz autoridade dos EUA
Balão foi visto pela primeira vez no céu sobre Montana no início desta semana
O balão foi visto pela primeira vez no céu sobre Montana no início desta semana e viajou pelo meio do país seguindo os padrões climáticos antes de deixar os Estados Unidos neste sábado.
https://twitter.com/elitedevon/status/1621957862988677120?s=20&t=REyH__Xghc6_x4Pe0ZdEhA
Antes de o balão ser abatido, a Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu uma parada de solo para aeroportos em Wilmington, Carolina do Norte; Charleston, Carolina do Sul; e Myrtle Beach, Carolina do Sul. A FAA também restringiu o espaço aéreo perto de Myrtle Beach “para apoiar o Departamento de Defesa em um esforço de segurança nacional”.
Entenda situação
Autoridades dos EUA disseram na quinta-feira (2) que um balão espião chinês estava sobrevoando o país há alguns dias, no que seria um ato descarado poucos dias antes de uma viagem planejada a Pequim pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
A China disse nesta sexta-feira (3) que o dirigível que estava sobrevoando os Estados Unidos tinha fins meteorológicos civis e outros objetivos científicos e lamentou que tenha se desviado para o espaço aéreo norte-americano.
Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China também disse que continua a manter comunicações com os EUA para lidar adequadamente com a situação inesperada.