Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Milhões de japoneses são obrigados a evacuar casas devido ao tufão Nanmadol

    Alerta de tufão na ilha de Kyushu, uma das mais populosas do Japão, fez com que as autoridades emitissem ordem de evacuação em massa na região

    Jessie YeungSahar AkbarzaiJennifer Hauserda CNN

    Cerca de dois milhões de pessoas no sudoeste do Japão receberam ordens para evacuação de suas residências antes que o tufão Nanmadol chegue à região, segundo a emissora pública japonesa NHK-World Japan.

    A previsão é que o tufão atinja o sul de Kyushu, uma das ilhas do sudoeste do Japão, neste domingo (18) – especificamente na província de Kagoshima, de acordo com a NHK.

    “As autoridades meteorológicas emitiram um alerta de emergência para ventos violentos, ondas altas e uma tempestade para a província de Kagoshima”, informou a emissora.

    Residentes em 965.000 famílias receberam ordens de evacuar as cidades litorâneas de Miyazaki, Kagoshima e Amakusa.

    Um alerta de nível cinco, o mais alto na escala de alerta de desastres do Japão, foi emitido para mais de 14.000 pessoas na cidade de Nishinoomote, na ilha de Kyushu.

    “Existe a possibilidade de que haja um recorde de chuva forte, e um alerta de emergência por conta disso pode ser anunciado”, disse a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

    “O mais alto nível de vigilância é necessário para o aumento dos níveis de água e inundações de rios, desastres de deslizamento de terra e inundações de terras baixas”, acrescentou o comunicado.

    Ryuta Kurora, um funcionário da JMA, alertou no sábado que ventos fortes podem causar o desabamento de casas. Kurora pediu aos moradores que evacuem antes que a tempestade chegue para evitar o risco de deslizamentos de terra e inundações.

    A Japan Airlines e a All Nippon Airways já cancelaram pelo menos 335 voos que estavam programados para partir ou chegar a aeroportos no Japão no domingo (18), segundo a NHK.

    “O olho do tufão Nanmadol é claramente visível em imagens de satélite. O tufão se desenvolveu rapidamente desde a noite de sexta-feira”, informou a emissora japonesa.

     

    Tópicos