Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Milhares se reúnem em protesto pró-Palestina antes da Eurovision

    Manifestantes protestam contra participação de Israel no concurso de música

    Da Reuters

    Milhares de manifestantes pró-palestinos se reuniram na cidade anfitriã da Eurovision de 2024 em Malmo, na Suécia, nesta quinta-feira (9) para protestar contra a participação de Israel no concurso de música antes da segunda semifinal deste ano.

    Uma grande multidão de manifestantes se reuniu na praça central Stortorget, a cerca de 7 quilômetros do local da competição, hasteando bandeiras palestinas e gritando “boicote Israel”.

    A competidora israelense Eden Golan, 20, apresentará sua música “Hurricane” na segunda semifinal ainda na quinta-feira.

    Cerca de 100 mil visitantes reuniram-se na cidade do sul da Suécia para o festival kitsch anual, que acontece em meio a protestos e boicotes à campanha militar israelense em Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro a Israel.

    A manifestante Matilda Varatta pediu que a inscrição de Israel fosse retirada da competição musical.

    “O que esperamos e o que gostaríamos de ver é que desqualifiquem Israel como fizeram com a Rússia depois que invadiu a Ucrânia, porque não é verdade que a Eurovision não é política, sempre foi política e sempre será”, ela afirmou antes da marcha dos manifestantes pelas ruas de Malmo.

    As autoridades suecas reforçaram a segurança e estão se preparando para possíveis distúrbios, e a presença de policiais foi significativa na praça, mostraram as imagens ao vivo.

    A polícia estima que cerca de 5 mil pessoas participaram da manifestação.

    Tópicos