Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Metrô de Kharkiv retomará operações após meses servindo como abrigo

    Moradores da cidade usaram o sistema subterrâneo para se proteger dos bombardeios russos

    Julia Presniakovada CNN

    Ihor Terekhov, prefeito da cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, disse que o sistema de metrô da cidade retomará as operações nesta terça-feira (24), depois de meses servindo como abrigo para cidadãos que procuram escapar do bombardeio russo.

    “Amanhã, em 24 de maio, abriremos o metrô”, disse Terekhov em comentários exibidos na televisão local. “Todas as linhas serão reabertas. O tráfego do metrô será das 7h às 19h. Os intervalos não serão os mesmos em tempos de paz. O depósito do metrô foi danificado durante os bombardeios, então os intervalos vão durar mais”.

    Durante o auge do bombardeio russo de Kharkiv – a segunda maior cidade da Ucrânia – muitos moradores se refugiaram no sistema de metrô da cidade. Terekhov disse que muitos dos que permaneceram no subsolo foram realocados em dormitórios, em áreas mais distantes dos bombardeios.

    “Se necessário, as pessoas ainda podem usar o metrô como abrigo antiaéreo, especialmente passagens subterrâneas do metrô”, disse Terekhov.

    O metrô em Kharkiv tornou-se um abrigo logo no primeiro dia da invasão da Rússia, em 24 de fevereiro. Os moradores ocuparam bancos, degraus e pisos da estação, bem como vagões do metrô.

    Tópicos