Melania Trump diz que não sabia que invasão do Capitólio estava acontecendo
Segundo justificou, ela estava "registrando o conteúdo das salas históricas da Casa Branca" e sua assessora teria falhado em informá-la do acontecimento


Melania Trump, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, disse em uma nova entrevista à Fox que não estava ciente da invasão ao Capitólio no momento da ação, em 6 de janeiro de 2021, porque estava muito ocupada fotografando um tapete na Casa Branca.
“Em 6 de janeiro de 2021, eu estava cumprindo um dos meus deveres como primeira-dama dos Estados Unidos da América e, portanto, não sabia o que estava acontecendo simultaneamente no Capitólio dos EUA“, explicou.
Trump disse que era seu “dever” como primeira-dama arquivar o conteúdo da Casa Branca, o que não é exatamente verdade. O curador e a Associação Histórica da Casa Branca são predominantemente responsáveis por manter um registro do conteúdo da coleção oficial do órgão.
“Como todas as primeiras-damas que me precederam, era minha obrigação registrar o conteúdo das salas históricas da Casa Branca, inclusive tirar fotografias de arquivo de todas as reformas. Com vários meses de antecedência, organizei uma equipe qualificada de fotógrafos, arquivistas e designers para trabalhar comigo na Casa Branca para garantir uma execução perfeita”, continuou ela.
“Conforme necessário, agendamos 6 de janeiro de 2021 para concluir o trabalho em nome de nossa nação”, adicionou.
A resposta de Trump vem várias semanas depois que Stephanie Grisham, sua ex-chefe de gabinete, revelou uma troca de mensagens de texto na qual a ex-primeira-dama respondeu a um tweet que Grisham havia elaborado pedindo que a violência no Capitólio parasse — enquanto a invasão acontecia.
A então primeira-dama respondeu com a palavra “não”, recusando-se a enviar uma declaração condenando a insurreição.
Na entrevista à Fox, Melania Trump afirmou não sabia o que estava acontecendo naquele dia, embora tenha sido transmitido em todo o mundo na televisão e em todas as mídias sociais, pontuando que Grisham “falhou em fornecer insights e informações” a ela naquele dia.
“Se eu tivesse sido totalmente informada de todos os detalhes, teria denunciado imediatamente a violência que ocorreu no Capitólio. E enquanto o comportamento da Sra. Grisham é decepcionante, não é surpreendente ou um incidente isolado”, destacou.
Em resposta às declarações de Trump, Grisham afirmou à CNN: “Tudo o que ela disse é besteira e ela sabe disso”.
Trump esperou até cinco dias após o tumulto para postar no Twitter uma condenação da violência.