Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mapa mostra distância que o submarino Titan ficou do Titanic; veja

    Imagem disponibilizada pela empresa RMS Titanic Inc foi enviada a um tribunal federal, no âmbito da investigação sobre a implosão do Titan, no Oceano Atlântico, no mês passado

    Mapa mostra distância que o submarino Titan ficou do Titanic
    Mapa mostra distância que o submarino Titan ficou do Titanic RMS Titanic Inc

    Gabriel Fernedada CNN

    em São Paulo

    A empresa RMS Titanic Inc., que detém os direitos de recuperação das peças do Titanic, que naufragou em 1912, divulgou a imagem de um mapa que mostra a localização aproximada do submarino Titan.

    O mapa foi desenhado pela empresa através da captação de imagens de sonares. Apesar disso, não foi especificada a distância exata entre o submersível da OceanGate e o Titanic.

    A área dos destroços do submersível, designada pela empresa como “Titan Debris Field” [Campo de Destroços do Titan, em tradução livre], está rodeada por um círculo pontilhado, muito próximo da proa do navio naufragado, que ainda hoje se mantém intacta.

    A imagem foi disponibilizada pela empresa RMS Titanic Inc a um tribunal federal, no âmbito da investigação sobre a implosão do Titan, no Oceano Atlântico, no mês passado.

    “Acreditamos que estes dados são de confiança”, declarou Brian Wainger, advogado da empresa, acrescentando que a RMS Titanic Inc enviou o mapa para a Guarda Costeira dos Estados Unidos e para a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, para ajudar nas buscas pelo submersível.

    De acordo com o advogado, a Guarda Costeira estima concluir a investigação dentro de um período de 12 a 18 meses. Na sequência, deve ser realizada uma audiência pública, onde serão ouvidas testemunhas.

    O submarino Titan, da OceanGate, desapareceu no dia 18 de junho, um domingo, no Oceâno Atlântico Norte, durante uma expedição que viajaria até os destroços do Titanic.

    A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a morte dos passageiros do submarino no dia 22, após os destroços terem sido encontrados, indicando uma implosão da cabine.

    Estavam no submarino o empresário britânico Hamish Harding; o mergulhador Paul-Henri Nargeolet; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Sulaiman Dawood; e o CEO e fundador da OceanGate, Stockton Rush.

    “Em nome da guarda costeira dos EUA dou os pêsames para as famílias. Só consigo imaginar como isso tem sido para eles e espero que essa descoberta traga algum conforto nesse momento tão difícil”, disse na época o contra-almirante John Mauger, comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, em entrevista à imprensa.

    (Com informações da CNN Portugal)