Manuscrito de 1.000 anos roubado na 1ª Guerra é devolvido à Grécia
De acordo com o Museu da Bíblia, o artefato foi escrito em um mosteiro grego no sul da Itália durante o final do século 10 e início do século 11 — um dos mais antigos evangelhos do mundo
Um manuscrito de 1.000 anos saqueado durante a Primeira Guerra Mundial foi devolvido ao mosteiro grego de onde foi roubado há mais de um século.
O artefato é um dos mais antigos evangelhos manuscritos do mundo, de acordo com um comunicado do Museu da Bíblia, que o adquiriu em 2014.
O documento foi escrito em um mosteiro grego no sul da Itália durante o final do século 10 e início do século 11, diz o Museu da Bíblia. Mas em algum momento entre os séculos 14 e 15, mudou-se para o Mosteiro Kosinitza, também conhecido como Mosteiro Theotokos Eikosiphoinissa, no norte da Grécia.
Quando o exército búlgaro invadiu a Grécia durante a Primeira Guerra Mundial, soldados saquearam o mosteiro, roubando mais de 400 manuscritos preciosos, bem como outros livros, objetos e dinheiro. Alguns dos manuscritos foram vendidos na Europa — e acabaram em museus americanos.
O Eikosiphoinissa Manuscript 220 foi vendido pela Christie’s em 2011, diz o museu, e depois comprado pela Green Collection de Oklahoma City, que o doou ao Museu da Bíblia.
Em 2015, a Igreja Ortodoxa Grega pediu a várias instituições americanas que detinham manuscritos de Kosinitza que os devolvessem voluntariamente ao mosteiro. O museu começou a pesquisar seus manuscritos gregos do Novo Testamento em 2019, levando os estudiosos a perceber que o documento havia sido roubado do Mosteiro Kosinitza. E em 2020, o museu entrou em contato com líderes ortodoxos orientais para expressar seu desejo de devolver o manuscrito.
O manuscrito foi finalmente devolvido ao mosteiro em uma cerimônia formal na quinta-feira (29), diz uma declaração conjunta da Arquidiocese Ortodoxa Grega da América e do Museu da Bíblia.
“Quando o Museu da Bíblia descobriu que este texto foi retirado ilegal e vorazmente do Mosteiro, agiu de forma rápida, responsável e profissional para cuidar de sua restauração e repatriação”, disse o arcebispo Elpidophoros da América, que representou Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu durante a cerimônia de retorno, de acordo com o comunicado.
“Não podemos expressar suficientemente nossa gratidão à Família Verde e ao Museu por seu serviço cristão e profissional”, disse ele. “Você deu um exemplo para os outros seguirem, e oramos para que eles o façam.”
O Patriarca Ecumênico Bartolomeu, líder da Igreja Ortodoxa Oriental, emprestou três outros manuscritos ao Museu da Bíblia como um “gesto de gratidão pelo retorno do manuscrito do evangelho”, diz o comunicado.
George Tsougarakis, conselheiro geral da Arquidiocese Ortodoxa Grega da América, disse à CNN que espera que a devolução leve outras instituições a devolver os manuscritos roubados durante a invasão búlgara.
A repatriação é “o reconhecimento das desigualdades e da injustiça que essas áreas sofreram naquela época, o que levou à remoção desses artefatos de valor inestimável”, disse ele. “E é uma maneira de fazer o mundo certo novamente.”
Ele observou que as cópias do manuscrito podem permitir que os acadêmicos continuem a estudá-lo de longe. Mas para os monges que veneram o manuscrito, o documento físico representa uma poderosa conexão com os monges que os antecederam e com a própria tradição religiosa.
“Há algo a dizer sobre o toque”, disse Tsougarakis. A capacidade de os monges dizerem: “‘Toquei a página que meu predecessor tocou’ — significa algo, é uma comunidade”.
E o Museu da Bíblia deu um exemplo convincente para outras instituições que têm manuscritos roubados de Kosinitza, acrescentou.
“Nós os exortamos a fazer a coisa certa”, disse ele. “Há apenas uma resposta certa aqui. E esperamos que eles sigam o exemplo.”