Manifestantes tentam invadir fábrica da Tesla e entram em confronto com a polícia
Protesto é contra expansão da fabricante de veículos em cidade da Alemanha
Manifestantes que se opõem à expansão da fábrica de veículos elétricos americana Tesla em Grueneheide, perto de Berlim, entraram em confronto com a polícia alemã enquanto alguns deles tentavam invadir as instalações nesta sexta-feira (10).
Cerca de 800 pessoas participaram do protesto, segundo o grupo organizador Disrupt Tesla, que afirma que a expansão prejudicaria o meio ambiente.
Um vídeo da Reuters mostrou dezenas de pessoas usando bonés azuis e máscaras que cobriam o rosto vindo de uma área arborizada próxima e tentando invadir as instalações da empresa com policiais tentando impedi-los, inclusive pela força. Pelo menos um manifestante foi detido.
“Por que a polícia deixa os manifestantes de esquerda escapar tão facilmente?” O CEO da Tesla, Elon Musk, escreveu em sua plataforma de mídia social X, acrescentando que os manifestantes não conseguiram passar.
O vídeo também mostrou equipes médicas ajudando alguns feridos.
“Estamos aqui hoje para chamar a atenção para a fábrica da Tesla em Grunheide pela destruição ambiental aqui”, disse o porta-voz da Disrupt Tesla, Ole Becker, à Reuters.
O grupo também quer destacar a destruição ambiental em países como Argentina ou Bolívia, provocada pela mineração de lítio, segundo Becker. O lítio é um recurso fundamental para baterias de veículos elétricos.
“Protegemos a liberdade de reunião”, disse o porta-voz da polícia de Brandemburgo, Mario Heinemann, “mas também somos responsáveis pela ordem e segurança públicas. Isso significa que também interviremos quando necessário”.
A polícia confirmou que os manifestantes tentaram entrar nas instalações da fábrica, mas foram impedidos, várias pessoas tendo sido detidas, e que recebeu algumas denúncias de feridos.
Alguns dos manifestantes danificaram alguns carros Tesla usando pirotecnia e pintura em um local de armazenamento de carros próximo, acrescentou o porta-voz da polícia.
A Tesla disse no início desta semana que fecharia a fábrica por um dia na sexta-feira, sem especificar o motivo.