Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Manifestantes queimam exemplar do Alcorão na Dinamarca

    Ato aconteceu em frente à embaixada iraquiana, em ato similiar ao ocorrido semanas atrás na Suécia 

    Manifestantes queimam Alcorão em frente à embaixada iraquiana em Copenhague
    Manifestantes queimam Alcorão em frente à embaixada iraquiana em Copenhague 24/7/2023 Ritzau Scanpix/Thomas Sjoerup/via REUTERS

    Da Reuters

    Copenhague

    Dois manifestantes atearam fogo a uma cópia do Alcorão, o livro sagrado do Islã, em frente à embaixada iraquiana na capital dinamarquesa nesta segunda-feira (24), ameaçando uma piora nas relações entre os dois países.

    Protestos ocorreram no Irã e no Iraque depois que a Dinamarca e a Suécia permitiram a queima do Alcorão sob regras que protegem a liberdade de expressão. Manifestantes no Iraque incendiaram a embaixada sueca em Bagdá na quinta-feira.

    Os dois manifestantes são de um grupo que se autodenomina “Patriotas dinamarqueses”, que realizou um ato semelhante na semana passada e transmitiu os eventos ao vivo no Facebook.

    Vários milhares de iraquianos se manifestaram em Bagdá no sábado por causa da queima nos dois países nórdicos, em uma reunião convocada por partidos governistas iraquianos e grupos armados, muitos próximos ao Irã.

    O organizador da manifestação de segunda-feira em Copenhague pisou no Alcorão e o incendiou perto da bandeira iraquiana no chão.

    O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse no sábado que as pessoas que profanarem o Alcorão devem enfrentar a “punição mais severa”.

    (Reportagem de Louise Breusch Rasmussen)