Manifestantes protestam na França após vitória da ultradireita no 1º turno das eleições
Pessoas dispararam foguetes em Paris enquanto marchavam pelas ruas da cidade, passando por bombas de gás lacrimogêneo e latas de lixo em chamas
Dezenas de manifestantes reuniram-se na capital francesa na noite deste domingo (30), após os resultados iniciais do primeiro turno de uma eleição parlamentar que apontou o Reunião Nacional (RN), o partido de ultradireita de Marine Le Pen, como vencedor.
Os manifestantes dispararam foguetes em Paris enquanto marchavam pelas ruas da cidade, passando por bombas de gás lacrimogêneo fumegantes e latas de lixo em chamas.
O RN foi visto ganhando cerca de 34% dos votos, mostraram as pesquisas de saída da Ipsos, Ifop, OpinionWay e Elabe, em um enorme revés para o presidente Emmanuel Macron, que convocou as eleições antecipadas depois que sua chapa foi derrotada pelo RN nas eleições para o Parlamento Europeu no início deste mês.
As chances do RN de ganhar o poder na próxima semana dependerão dos acordos políticos feitos pelos seus rivais nos próximos dias. No passado, partidos de centro-direita e centro-esquerda uniram-se para manter o RN fora do poder, mas essa dinâmica, conhecida como “frente republicana”, é menos certa do que nunca.
(Produzido por Abdul Saboor e Feline Lim)