Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Manifestantes incendeiam prédios públicos no Chile após morte de artista de rua

    Da Reuters

     Protestos eclodiram em um popular resort à beira de um lago no sul do Chile depois que um policial atirou e matou um artista de rua, levando o governo do presidente Sebastian Pinera a convocar uma reunião de emergência neste sábado (06).

    Manifestantes atacaram vários prédios públicos em Panguipulli na noite de sexta-feira (05), incluindo a sede municipal, que ainda estava em chamas na manhã de sábado. Os manifestantes também montaram barricadas e atiraram pedras na delegacia, de acordo com relatos oficiais e da mídia local.

    Protestos mais amplos desde o final de 2019 colocaram a força policial Carabinero do país sob intenso escrutínio, com grupos de vigilância locais e internacionais alegando uso excessivo da força e violações dos direitos humanos.

    A polícia chilena deteve o policial envolvido no tiroteio enquanto ele é investigado, segundo autoridades, que disseram que os protestos retardaram o processo de coleta de provas.

    O ministro do Interior, Rodrigo Delgado, que reuniu sua equipe no sábado para discutir os acontecimentos, condenou o incêndio criminoso e prometeu que a justiça será feita no caso.