Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 60% dos corais do mundo podem ter sofrido branqueamento no último ano

    Informação foi divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos

    Mais de 60% dos recifes de coral do mundo podem ter sofrido branqueamento no último ano, diz NOAA.
    Mais de 60% dos recifes de coral do mundo podem ter sofrido branqueamento no último ano, diz NOAA. Reuters

    Da Reuters

    Quase dois terços dos recifes de corais do mundo foram submetidos a estresse térmico grave o suficiente para desencadear o branqueamento no ano passado, disse a agência líder de monitoramento de recifes de corais nesta quinta-feira (16).

    A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou no mês passado que os recifes de coral do mundo estavam passando por um quarto evento de branqueamento em massa, já que a mudança climática combinada com um padrão climático El Niño elevou as temperaturas dos oceanos a recordes.

    Os corais no Oceano Atlântico foram os mais afetados pelo aumento das temperaturas oceânicas, com 99,7% dos recifes da bacia sujeitos a estresse térmico de branqueamento no último ano, disse a NOAA.

    Desencadeado pelo estresse térmico, o branqueamento de corais ocorre quando os corais expulsam as algas coloridas que vivem em seus tecidos. Sem essas algas úteis, os corais ficam pálidos e são vulneráveis à fome e doenças.

    Cientistas documentaram o branqueamento em massa em pelo menos 62 países e territórios, com a Índia e o Sri Lanka relatando recentemente impactos.