Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 570 estrangeiros são autorizados a sair de Gaza; Brasil fica de fora

    Expectativa é que cerca de 500 estrangeiros passem a sair de Gaza todos os dias, disse o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas

    Raquel Landimda CNN

    Ao menos 576 estrangeiros foram autorizados a sair de Gaza hoje. Desse total, 400 são americanos. Os Estados Unidos são o principal aliado de Israel. O Brasil ficou novamente de fora.

    Também cruzaram a passagem de Rafah cidadãos do Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade.

    A expectativa é que cerca de 500 estrangeiros passem a sair de Gaza todos os dias, disse o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. Já são dois dias com saídas.

    A dúvida é se vai ter alguma movimentação amanhã, já que sexta-feira é feriado para os muçulmanos. Estima-se que entre 3 mil e 7 mil estrangeiros desejem deixar Gaza.

    E vai causando cada vez mais mal-estar a ausência de brasileiros na lista. Trata-se de um grupo de apenas 30 pessoas, metade crianças.

    O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, nega influência política. O Itamaraty diz que vem fazendo todos os esforços. Fontes diplomáticas, no entanto, afirmam que os contatos do Brasil com Irã, Turquia e Liga Árabe teriam dificultado a interlocução brasileira com Israel e também com o Egito.

    Veja também – Embaixador para a Palestina diz à CNN que haverá listas diárias para saída da Faixa de Gaza

    Tópicos