Furacão Milton: mais de 2 milhões de casas e comércios estão sem energia na Flórida
Previsão é que interrupções de energia sigam crescendo com chegada do fenômeno
Os fortes ventos do Furacão Milton tirou a energia de milhares de pessoas ao redor da Flórida. Mais de 2 milhões de casas e comércios no estado estão sem luz, segundo o site PowerOutage.us.
As interrupções de energia continuam crescendo após o Furacão Milton tocar o solo do estado. Hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o Milton parece ser “a tempestade do século”. E pediu para que os moradores da região saiam de suas casas.
O que está acontecendo agora:
- Um considerável alerta de inundação repentina foi emitido para quase 2 milhões de pessoas e inclui Tampa, St. Petersburg e Clearwater. Em Tampa, cerca de 15 cm de chuva já caíram, com até 20 cm a mais previstas para as próximas horas. Drenos, esgotos e canais estão começando a transbordar, empurrando água para as ruas, informou Brian Todd da CNN.
- Uma rajada de vento de 160 km/h foi relatada em uma estação meteorológica em Egmont Channel, na foz da Baía de Tampa, disse o centro de furacões.
- Mortes no Condado de St. Lucie, na costa atlântica do estado, depois que tornados atingiram a área, foram relatadas à afiliada da CNN, WPTV.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Essa chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”11004263″ title_galeria=”Furacão Milton: danos antes da chegada da tempestade”/]