Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 300 pessoas são detidas em protestos na Turquia; entenda

    Manifestantes foram às ruas contra prisão do principal opositor do presidente Erdogan

    Da Reuters

    Autoridades prenderam 343 pessoas durante protestos em várias cidades da Turquia contra a detenção do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, disse o Ministério do Interior neste sábado (22).

    Manifestações ocorreram em mais de uma dúzia de cidades, incluindo a maior cidade da Turquia, Istambul, e a capital Ancara, afirmou o ministério em um comunicado.

    Segundo a pasta, as detenções foram feitas para evitar “perturbação da ordem pública” e as autoridades não tolerariam “caos e provocações”.

    Milhares de turcos foram às ruas em manifestações, em sua maioria pacíficas, desde quarta-feira (19), quando Imamoglu foi preso sob acusações de corrupção e auxílio a um grupo terrorista. Ele é o principal rival político do presidente Tayyip Erdogan, que o lidera em algumas pesquisas de opinião.

    O Partido Republicano do Povo (CHP) do prefeito, a principal oposição, condenou a ação como politicamente motivada e pediu aos apoiadores que se protestassem legalmente.

    Prefeito de Istambul nega acusações de terrorismo

    O prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, negou as acusações de terrorismo contra ele, de acordo com um documento judicial visto pela Reuters neste sábado, após ele ter sido detido na quarta-feira (19) por suposta corrupção e terrorismo.

    “Vejo hoje durante meu interrogatório que eu e meus colegas estamos diante de acusações e calúnias inimagináveis”, disse Imamoglu em sua defesa durante uma audiência, mostrada no documento.

    Tópicos