Mais de 100 casais LGBT+ se casam em cerimônia gigante no México
Os casamentos em grupo entre pessoas do mesmo sexo fazem parte de uma cerimônia anual que acontece durante o Mês do Orgulho
Mais de uma centena de casais do mesmo sexo se casaram na sexta-feira (28) em uma cerimônia de grupo que foi ao mesmo tempo romântica e política, como parte do mês de comemorações do orgulho LGBT+ na Cidade do México.
Segundo relatos, 147 casais expressaram o seu compromisso numa reunião emocionante, resumindo a sua luta de anos pela igualdade de direitos.
A cerimônia começou com um concerto do Coro Gay da Cidade do México, seguido de um ritual civil para troca de votos e formalização do casamento.
“Disse a mim mesmo que hoje é apenas um dia normal”, disse o noivo Ricardo Mercado. “Mas eu sinto sim o nervosismo e a emoção, esse sentimento gostoso principalmente, com toda a comunidade aqui unida, você sente uma energia gostosa.”
A Cidade do México, capital do México, estava na vanguarda global em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A metrópole legalizou as uniões em 2009.
Os casamentos em grupo entre pessoas do mesmo sexo fazem parte de uma cerimônia anual que acontece durante o Mês do Orgulho na cidade.
Em 2023, centenas de casais LGBT+ na Cidade do México celebraram casamentos e a conclusão de processos administrativos para a readequação de gênero.
Naquele ano, cerca de 120 casais cumpriram os requisitos para se casarem sob o lema “De mãos dadas, marchamos com orgulho”, afirmou o governo da cidade num comunicado.
Em 2022, a cerimônia aconteceu pela primeira vez em dois anos, após ter sido cancelada por causa da pandemia de Covid-19. Um grande bolo de casamento coberto com glacê de arco-íris foi compartilhado.
A cerimônia, financiada pelo governo local, oferece uma maneira econômica para os casais se casarem.