Mãe branca processa companhia aérea dos EUA por acusá-la de traficar a filha negra
Em 2021, Mary MacCarthy e sua filha de 10 anos foram paradas na saída de um voo em Denver
Uma mãe está processando a companhia aérea Southwest Airlines por discriminação racial, dizendo que foi acusada de tráfico humano quando viajava com sua filha.
Mary MacCarthy, que é branca, viajou da Califórnia para Denver com sua filha, que é negra, para comparecer ao funeral de seu irmão em outubro de 2021, de acordo com o processo aberto na quinta-feira (3).
“Sem o conhecimento da Sra. MacCarthy, enquanto eles estavam no ar, um funcionário da Southwest ligou para o Departamento de Polícia de Denver para denunciar a Sra. MacCarthy por suspeita de tráfico de crianças, por nenhum motivo além da cor diferente da pele de sua filha”, diz o processo.
Quando Mary e sua filha estavam deixando o avião, no desembarque, foram abordadas por policiais de Denver, continua o documento.
“Os policiais começaram a questionar a Sra. MacCarthy e deixaram claro que receberam a informação racista e que sua filha estava possivelmente sendo traficada simplesmente pelo fato de que a Sra. MacCarthy é branca e, sua filha, negra”, acrescenta o processo.
“Após um interrogatório extensivo, durante o qual a filha da Sra. MacCarthy começou a chorar, a Sra. MacCarthy foi finalmente autorizada pelos policiais a sair, mas não antes que essa demonstração de racismo flagrante da Southwest Airlines causasse à Sra. MacCarthy e sua filha extrema angústia emocional.”
Em entrevista à CNN após o incidente, no ano passado, Mary compartilhou um e-mail que enviou à companhia aérea pedindo que se desculpassem.
Em sua mensagem para a equipe de mídia da Southwest, Mary disse que queria um pedido de desculpas por escrito da companhia aérea, reembolso imediato do preço total de suas passagens e “uma indenização adicional pelo trauma imposto a uma família inocente e, especialmente, a uma menina negra de 10 anos profundamente entristecida”.
À época, a Southwest disse que estava “lamentava” o relato da passageira sobre os eventos.
“Estamos conduzindo uma revisão da situação internamente e entraremos em contato com a cliente para resolver suas preocupações e pedir desculpas por sua experiência viajando conosco”, disse Dan Landson, porta-voz da Southwest Airlines, em comunicado à CNN em novembro de 2021.
“Nossos funcionários passam por um treinamento rigoroso sobre tráfico humano. Acima de tudo, a Southwest Airlines se orgulha de oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para os milhões de clientes que viajam conosco todos os anos.”
Um porta-voz da Southwest disse que não tem comentários sobre o processo aberto.
Mary está pedindo uma indenização não especificada por danos morais, incluindo sofrimento emocional, angústia mental, sofrimento e inconveniência.