Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Macron visita Notre Dame três anos após incêndio que quase destruiu catedral

    Presidente francês prometeu entregar monumento restaurado antes dos Jogos Olímpicos de 2024

    Da Reuters*

    O presidente francês Emmanuel Macron visitou nesta sexta-feira (15) as obras na catedral de Notre Dame, três anos após o incêndio que quase destruiu a construção. Macron descreveu os tempos que estamos vivendo como “difíceis”, mas referiu-se à reconstrução da catedral como um “testemunho de esperança”.

    A visita foi liderada pelo general do Exército francês, Jean-Louis Georgelin, e também contou com a presença da primeira-dama, Brigitte Macron.

    O arquiteto-chefe francês de sítios históricos, Philippe Villeneuve, mostrou ao presidente uma estátua de um galo de ouro que poderia adornar o topo do arco depois de reconstruído. O presidente e a primeira-dama também visitaram o local onde um sarcófago foi encontrado em março deste ano e que, de acordo a imprensa local, os cientistas disseram que estava bem preservado e poderia ser do século 14.

    Notre-Dame está fechada para restauração desde que o incêndio em 2019 destruiu seu telhado e derrubou sua torre, o que chocou não somente a França, mas todo o mundo, que assistiu ao vivo as chamas consumirem o monumento.

    Apesar do estrago causado pelas chamas, as equipes do Corpo de Bombeiro conseguiram salvar as torres principais dos sinos, as paredes externas, relíquias religiosas e obras de arte.

    Durante a visita, Macron prometeu reabrir a catedral até 2024, quando Paris sediará os Jogos Olímpicos. O presidente francês estabeleceu uma meta de cinco anos para restaurar a catedral.

    (Publicado por Carolina Farias*)