Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Macron diz que a França pode reconhecer Estado palestino em junho

    Presidente francês disse que não vai adotar a medida para "agradar ninguém" 

    Benoit Van OverstraetenMichel Roseda Reuters , em Paris

    O presidente francês Emmanuel Macron disse nesta quarta-feira (9) que a França pode reconhecer um Estado palestino em junho, acrescentando que, por sua vez, alguns países do Oriente Médio poderiam reconhecer o Estado de Israel.

    “Precisamos avançar em direção ao reconhecimento (de um Estado palestino). E assim faremos nos próximos meses. Não estou fazendo isso para agradar ninguém. Farei isso porque, em algum momento, será o correto”, disse ele durante uma entrevista na rede de TV, France 5.

    “E porque eu também quero participar de uma dinâmica coletiva que também deve permitir que aqueles que defendem a Palestina reconheçam Israel por sua vez, algo que muitos deles não estão fazendo.”

    Embora a Palestina tenha sido reconhecida como um Estado soberano por quase 150 países, a maioria das grandes potências ocidentais não o fez, incluindo os Estados Unidos, a Reino Unido, a França, a Alemanha e o Japão.

    Entre os países que não reconhecem Israel estão a Arábia Saudita, o Irã, o Iraque, a Síria e o Iêmen.

    “Nosso objetivo é, em algum momento de junho, com a Arábia Saudita, presidir essa conferência, onde poderíamos finalizar o movimento em direção ao reconhecimento recíproco por vários países”, disse Macron.

    Tópicos