Macron celebra acordo de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah
Presidente francês saudou esforços empreendidos com as autoridades israelenses e libanesas, em estreita colaboração com os Estados Unidos
O presidente francês Emmanuel Macron celebrou nesta terça-feira (26) a assinatura de um acordo de cessar-fogo para entre Israel e o Hezbollah.
A trégua entrará em vigor a partir das 23h desta terça, no horário de Brasília, depois que ambos os lados aceitaram um acordo mediado pelos Estados Unidos e pela França.
Macron disse que o acordo representa um “novo capítulo” para o Líbano.
A proposta abriu caminho para o fim de um conflito na fronteira entre Israel e o Líbano que matou milhares de pessoas desde que foi desencadeado pela guerra de Gaza no ano passado.
O presidente dos EUA, Joe Biden, que discursou na Casa Branca logo depois que o gabinete de segurança de Israel aprovou o acordo por 10 votos a 1, disse que conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati.
Os combates terminariam às 4h, no horário local, disse Biden.
Macron aplaudiu anteriormente a assinatura do acordo no X, dizendo que era “o culminar dos esforços empreendidos durante muitos meses com as autoridades israelenses e libanesas, em estreita colaboração com os Estados Unidos”.