Lula se encontrará com Sunak em Londres e pode visitar França em seguida
À CNN, ministro-chefe da Secretaria-Geral Márcio Macêdo afirmou que está prevista uma reunião com premiê britânico; fontes afirmam que presidente tem trabalho com a possibilidade de visitar Paris em seguida
Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirmou que a próxima viagem de Lula após Portugal e Espanha, para a coroação do rei Charles em Londres, no dia 6 de maio, deve incluir uma reunião bilateral com o primeiro-ministro Rishi Sunak.
“Ele vai ter uma reunião unilateral com o primeiro-ministro inglês”, disse Macêdo em entrevista exclusiva à CNN na saída da sessão de boas-vindas ao presidente brasileiro no Parlamento português, em Lisboa, nesta terça-feira (25).
Sobre as próximas viagens, o ministro afirmou que ainda há algumas indefinições. “Ele está avaliando se vai para o Japão ou não. Ainda não está decidido”, afirmou, referindo-se ao convite de Lula para o G7 em Hiroshima entre os dias 19 e 21 de maio.
Lula está inclinado a aceitar o convite, sobretudo depois das falas polêmicas sobre a guerra na Ucrânia, já que na cúpula Lula poderia fazer um aceno aos países do Ocidente.
Fontes do governo afirmaram que o presidente Lula também cogita ir à França após a coroação do Rei Charles III . Questionado, o ministro não negou a informação, apenas respondeu que “ainda não está definido.”